02 a 04/08: A Copa do Mundo de desenvolvimento de jogos chega à sua terceira edição no Brasil e no mundo

Edição 2019 da Game Jam Plus acontecerá simultaneamente em mais de 30 cidades

Esqueça as histórias de superação pessoal, o tradicional “sangue, suor e lágrimas” para conquistar o sonhado título de uma Copa do Mundo. Na edição 2019 da Game Jam Plus será importante um bom trabalho em equipe além de boas ideias para cativar os avaliadores e o público, que também terá peso na decisão final. O evento, dividido em três etapas, é a grande oportunidade para dar voz e autonomia aos jovens criadores e desenvolvedores de games.

Com a GJ+ seremos capazes de proporcionar uma troca e conexões com os desenvolvedores ao redor do mundo de forma que nunca tiveram antes, de nenhum tipo. E que com essa iniciativa, esperamos fomentar e ajudar no crescimento de todas as comunidades desenvolvedoras que resolveram embarcar com a gente nessa experiência única.” Explica, Lucas Pessoa, um dos coordenadores da organização global do evento.

O tipo de trabalho que será feito por parte da organização durante todas as etapas é algo que nunca chegou para desenvolvedores fora dos holofotes da indústria e nós queremos proporcionar essa mesma experiência para quem quer que seja onde quer que esteja.”

A primeira etapa, que será realizada dos dias dois a quatro de agosto, começa como uma Game Jam normal: os participantes presentes forma equipes e desenvolverão um protótipo do jogo em no máximo 48 horas. Ao final do prazo, cada equipe realizará uma apresentação curta e direta (chamada de Pitch) a uma banca de jurados que avaliará e decidirá o time finalista de cada regional.

Para fechar a etapa inicial ainda é realizada uma votação popular que terá duração de um mês, a partir do dia cinco de agosto, na plataforma online Gamejolt. As equipes com mais votos de cada regional entrarão como finalistas na etapa seguinte junto com a que foi escolhida pela banca de jurados.

A segunda etapa fará com que as equipes classificadas tenham acesso a mentorias direcionadas e workshops online que conectarão os participantes a profissionais renomados da área. Já a última e derradeira parte do evento será presencial na cidade do Rio de Janeiro a fim de definir e premiar os vencedores em categorias como Melhor Arte, Melhor Estratégia de Marketing e Melhor Som, além das premiações das categorias principais e extras.

A diferença da Game Jam+ para outras game jams é que ela não acaba depois das 48h. A gente sabe que as equipes que participarão da votação popular e principalmente as finalistas vão continuar produzindo. Tem todo esse processo posterior que você normalmente não vê nas game jams.” Afirma, Pâmela Beltrani, organizadora recorrente da etapa regional de Curitiba e professora da Universidade Positivo.

A edição 2019 da Game Jam Plus acontecerá em mais de trinta cidades pelo mundo espalhadas por quatro continentes diferentes, mais que o dobro em relação ao evento de 2018. Para se inscrever na Game Jam Plus 2019, é só acessar o site https://www.gamejamplus.com/ e encontrar a cidade participante a qual deseja ir.