06/06: Amazônia Groove

O filme “Amazônia Groove” traz a beleza da Floresta Amazônica e revela a fascinante e diversificada musicalidade da região, em especial do Pará

As músicas dos mais variados gêneros – como Carimbó, Búfulo Bumbá, Guitarrada, violão clássico amazônico e tecnobrega, entre outros – mesclam-se às lendas dos rios, à fé e às histórias curiosas e emocionantes de artistas e personagens anônimos. Entre as personalidades que se apresentam e dão seus depoimentos estão Dona Onete, Manoel Cordeiro, Sebastião Tapajós, Mestre Damasceno, Paulo André Barata, Albery Albuquerque, Mg Calibre, Waldo Squash e Gina Lobrista.

Premiado no Festival SXSW South by Southwest (SXSW) 2019, no Texas, “Amazônia Groove” terá uma exibição gratuita, seguida de debate com o diretor, na Ciranda de Filmes, que acontece  entre 23 e 26 de maio, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta.

“Amazônia Groove” recebeu elogios do cineasta Fernando Meirelles: “Um filme delicioso, destes para mergulhar. Encantador, literalmente”. A estreia está marcada para 6 de junho, com distribuição da Pagu Pictures.

Sinopse
Cruzando a Amazônia Paraense, “Amazônia Groove” revela artistas e tradições musicais que pulsam numa região pouco conhecida dos próprios brasileiros. As extraordinárias vidas dos protagonistas e a intangível força do lugar estão em cada fotograma do filme. Tal força, fruto de antigas culturas, faz emanar uma sonoridade única, diferente de tudo que a maioria de nós já experimentou nos cinemas. Através de seus artistas, o filme dá voz a uma parte fundamental do Planeta Terra, estendendo o olhar do Brasil e do mundo para uma quase desconhecida tradição musical que tanto tem a nos revelar.