07 a 09/07: Festival do Japão

O 20º FESTIVAL DO JAPÃO foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2017, no São Paulo Expo Exhibition &
Convention Center, em São Paulo, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.
a
Nesses três dias, um público de cerca de 150 mil pessoas assistiu a shows musicais, atrações culturais,
danças típicas, culinária regional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos. Os 40 mil m² de área totalmente
coberta, dentro de um complexo arquitetônico multifuncional, ampliado e modernizado com infraestrutura
completa e estacionamento com 5 mil vagas (4.500 cobertas) ajudou a concretizar o sonho.
a
Neste ano, a homenagem aos 20 anos de realização contínua do evento, celebrou com as associações, os voluntários, os patrocinadores, os apoiadores e o público, que constroem juntos essa linda história de união e amizade. Com o tema “20 Anos de Integração, Harmonia e Cultura”, foi relembrada toda a trajetória do FESTIVAL DO JAPÃO, desde o nosso início simples na Marquise do Ibirapuera, até os dias atuais, com
estrutura de megaevento e pleno reconhecimento da sociedade e dos órgãos públicos. A longa trajetória, sempre divulgando os temas da educação e do intercâmbio cultural entre Brasil-Japão, destacando os valores culturais, morais e éticos; e priorizando também, o espírito do trabalho voluntário, beneficente e assistencial, além da inclusão social, consciência ambiental e responsabilidade social, tem feito o sucesso do Festival. O evento tem colaboração oficial do governo do Japão, além do apoio do Ministério da Cultura, São Paulo Expo, Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e PROAC.

EXPOSITORES
O FESTIVAL DO JAPÃO foi uma excelente vitrine para expositores, reunindo cerca de 300 empresas de diversos segmentos.

PRAÇA DE GASTRONOMIA
A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão estiveram presente no evento, com pratos regionais, de características familiares.
a
PALCO VERDE E AMARELO
Nos três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes
japonesas apresentaram-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas.
a
PALCO VERMELHO E BRANCO
Atividades dinâmicas, apresentações com participação do público, demonstração de artes marciais,
esportes e danças folclóricas japonesas como o Bon Odori
a
AKIBA COSPLAY
“Cosplay”, uma abreviação de “costume & play”, que consiste no ato de se fantasiar e interpretar um
personagem de um filme, mangá ou desenho anime. O Akiba Cosplay reúne alguns dos melhores cosplayers do Brasil.

MISS NIKKEY BRASIL
O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elegeu, mais uma vez, a mais bela representante de toda a comunidade nikkei, com cerca de 30 candidatas de todo Brasil.
a
PRAÇA CULTURAL
Apresentou, de novo, as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops.
a
ÁREA DA CRIANÇA
Um recanto especial para as crianças, com oficinas culturais, atividades culinárias, contos e lendas japonesas e brasileiras, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

ÁREA DA TERCEIRA IDADE
Refletindo a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO manteve uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso.

PARA VER TODAS AS 63 FOTOS, CLIQUE AQUI