07/12: ‘Encantados’, novo filme de Tizuka Yamasaki, tem pré-estreia no Pará

O filme, que tem as belezas naturais do Estado como cenário, conta a história real da Pajé Zeneida Lima, além do misterioso universo sobrenatural da Ilha de Marajó, permeado por uma enigmática paixão 

A premiada diretora Tizuka Yamasaki fará a pré-estreia de seu novo filme, ‘Encantados’, onde tudo começou: no Estado do Pará. No dia 18 de novembro, às 19h, haverá projeção ao ar livre na cidade de Soure e, no dia 07 de dezembro, acontece a estreia no Pará, com exibições na sala de cinema Cinépolis do Shopping Boulevard, em Belém e, em breve, estará nas telas de todo o Brasil.

Feliz com a estreia, Tizuka ressalta que o Pará é um marco em seu trabalho. “Não poderia ser diferente. Faz todo sentido que a pré-estreia seja na terra de Zeneida. É de grande importância que isso comece por lá e o filme receba todas as bênçãos da natureza”, comemora a diretora. A estreia nacional do filme será no primeiro trimestre de 2018, tendo a RioFilme como distribuidora. “Encantados” é o primeiro lançamento da nova gestão da RioFilme, com Marco Aurélio Marcondes como Diretor Presidente.

Uma coprodução entre Globo Filmes e Scena Filmes, e duração de 78 minutos, o longa é inspirado na história real da Pajé Zeneida Lima, nascida no município do Soure, na Ilha de Marajó, e em seu livro ‘O Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó’.  ‘Encantados’ acompanha as transformações na vida da adolescente Zeneida: de garota comum a Pajé; de menina a mulher. No filme, Zeneida (Carol Oliveira) é uma bela cabocla que sofre com a incompreensão da família por seus dons e por causa de sua paixão pelo jovem e misterioso Antônio (Thiago Martins), um ser sobrenatural, um encantado, um Caruana, que ela conhece em Marajó.

No filme, Zeneida, a mãe Zezé (Letícia Sabatella), os sete irmãos e a empregada Cotinha (Dira Paes) saem de Belém rumo à ilha por ordem do advogado Angelino (José Mayer), pai dos oito filhos que teve com Zezé, com quem não era oficialmente casado. Ao chegar à ilha, Zeneida se encontrará com seu destino ao vivenciar uma série de descobertas transformadoras.

‘Encantados’ traz ainda no elenco Ângelo Antônio (Pajé Mundico), e Anderson Müller (capataz Fortunato), além da participação especial de Laura Cardoso e Cássia Kiss Magro.  O filme foi premiado na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, como melhor filme brasileiro na categoria Festival da Juventude, em 2014, e abriu o Brazilian Film Festival of Miami, em 2016. Tizuka também conquistou o prêmio de melhor diretora por ‘Encantados’ no 31º Festival de Cinema de Trieste, na Itália, em 2016. O prêmio veio pela harmonia da obra: “Por la armonía de todos los elementos complejos que componen esta obra: naturaleza, mitología, fotografía, sonido y música para llegar a la construcción del espíritu mitológico”.

“Encantados” vai encantar o público, garante Zeneida que está feliz em ver sua história retratada na telona. “Eu sinto como se fosse um grito pela natureza. Tudo pelo que lutei a vida inteira. É a melhor forma de preservação da memória Caruana e da própria natureza. Para mim, significa a última fronteira entre a minha missão de cura como Pajé e uma vida inteira de luta pela preservação da natureza através do conhecimento. A memória dos Caruanas e dos Pajés da Ilha de Marajó serão eternos agora através do cinema”, celebra ela. “A Tizuka foi escolhida pela natureza.  Ela criou os laços necessários para entrar no mundo dos Pajés. A natureza é quem guia e olha por tudo e por todos, e a Tizuka soube respeitar o tempo da Pajé.”