07 e 08/09: NerdCon 2019

Nerds e geeks puderam se encontrar na NerdCon, evento que reuniu adeptos e curiosos da cultura pop com diversas atividades gratuitas

Realizada pelo Sesc Interlagos, a NerdCon chegou à sua sexta edição em 2019 – desta vez, sob a temática “ser geek”. O evento contou com uma grade de programação que passeou entre teoria e muita prática, unindo novas experimentações a formatos já consagrados em edições anteriores, como bate-papos, oficinas, apresentações artísticas, intervenções, exposições e vivências, jogos virtuais, RPG, cinema, música, cosplay, artes e tecnologia.

A proposta esse ano foi destacar a cultura maker, a produção artística autoral e o papel dos profissionais envolvidos, dando ênfase ao seu caráter educativo. Exemplo disso foi o Beco dos Artistas, que deu espaço ao trabalho de ilustradores, artistas plásticos e gráficos, mesclados entre criadores e coletivos independentes. Entre os 20 participantes, estiveram Helô D’Angelo, Alexandre de Maio, Bianca Nazari e Andrício de Souza.

As oficinas também ganharam destaque nesta edição: foram nove workshops distribuídos durante os quatro dias de encontro. O público pôde aprender a construir seu próprio sabre de luz, exercitar a criatividade por meio da costura, confeccionar armas e armaduras medievais (de espuma) ou ainda aprender a lutar contra um morto-vivo, por exemplo.

Outra experiência diferente ficou por conta do LARP – Quarentena 64. Nesta vivência, proposta pelo Coletivo Confraria das Ideias, o público infantil e adulto foi convidado a conhecer uma história passada em um futuro alternativo e distópico, em que se tornam personagens que precisavam cumprir tarefas, desvendar enigmas e interagir uns com outros para sobreviver à missão e escapar com sucesso.

Para os fãs de música, houve apresentações desde k-pop ao eletrônico produzido por meio de chips de videogames – Chippanze, Tigres Tristes, DayMoon, High Hill e The Soundtrackers formaram a programação, tocando em diferentes dias do evento. E, aos fãs de dança e teatro, houve o espetáculo Desastro, onde o espectador imaginaria como seria se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie em um episódio de Power Rangers.

Em suas ações, o Sesc São Paulo busca fomentar a democratização de acesso à cultura por meio das mais variadas manifestações artísticas. Neste sentido, a Nerdcon – Conferência Nerd da Zona Sul, buscou ressignificar o termo geek, superando as concepções tradicionais e rompendo barreiras que separam os grupos e tipos sociais geralmente associados a ele do dito público “comum”, a fim de possibilitar o aumento dos espaços de troca e dar novo alcance às ferramentas e conteúdos associados a essa cultura.

Para ver mais fotos exclusivas, clique aqui.