12/10: Viagem Astronômica na Mantiqueira – Céu exuberante, cachoeiras e boa comida

No feriado de 12 de outubro venha observar as milhares de estrelas do núcleo da Via Láctea num céu maravilhoso, com telescópio contemplar os planetas, as crateras da Lua, aglomerados estelares e o Sol. Além de ver a Grande Nebulosa de Órion durante a madrugada.

Sentir a natureza ao se banhar em cachoeiras e ouvir seus sons em trilhas que terminam em maravilhosas paisagens.

Feriado 12 de Outubro – 11 a 14/10/2018 
Em meio à natureza, tenha seu primeiro contato com a Astronomia ou venha ampliar seu conhecimento num local muito especial para observar o céu.

Nas montanhas do Serrano, na Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí, num sítio a 9km da cidade, onde o céu é profundamente estrelado.

Observe o céu da natureza a 1.500 metros de atitude a olho nu e também com telescópios, veja nebulosas, aglomerados de estrelas e planetas que estiverem visíveis na noite da observação.
Toda a observação será conduzida pelo astrônomo Eder Ricardo Canalle, que acompanhará o grupo em toda a viagem.

Você terá a oportunidade de aprender sobre Astronomia em bate-papos durante a viagem, de material distribuído pelo astrônomo.

Eder apresentará a palestra sobre Os Eclipses Lunares. Diz Eder: “Abordagem sobre os movimentos da Lua e suas fases, os quais propiciam os belíssimos Eclipses Lunares. Mostraremos como e quando eles ocorrem, explicando também o motivo das diferentes colorações que podem ser vistas na Lua durante os Eclipses e os detalhes do Eclipse Lunar total que ocorreu em 27/07/2018 e os eclipses que ocorrerão em 2019.” Além das observações do céu visitaremos o Observatório Astronômico Pico dos Dias, em Brasópolis.

*Legenda: C=café da manhã; A=almoço; S= Sopa

PROGRAMAÇÃO

Quinta, 11/10  – São Paulo – São Bento do Sapucaí
Encontro às 20h na Freeway, à R Ágata, 74. Lanchinho e encontro pré-embarque.Saída às 21h com destino a São Bento do Sapucaí. Chegada à 1h diretamente em nossa pousada. Primeiros contatos com o céu da Mantiqueira.

Sexta, 12/10 – Bauzinho na Pedra do Baú – Cachoeira do Toldi – Observatório Astronômico do Pico dos Dias – Observação do Céu nos Altos do Serrano – (C, A, S)
Após o café da manhã na pousada subimos com nossa van a estradinha que nos leva à base da Pedra do Baú. Depois seguimos ao alto. Para a base da Pedra do Baú e Bauzinho.

Ali temos duas opções ( cada um escolhe ) : 1 – caminhada de pouco menos de uma hora até o Bauzinho, de onde descortinamos uma fantástica vista da Mantiqueira e do vale de São Bento; 2 – curtinha caminhada, de 500 metros, até o Bauzinho. Depois de curtir bastante este local mágico descemos novamente a  serra em nossa van. Paramos na Cachoeira do Toldi. Depois continuamos a descida da serrinha rumo ao almoço. Após o almoço seguimos a Brasópolis onde iremos visitar o Observatório Pico dos Dias acompanhados de nosso astrônomo.  Ele fica a 1864 metros de altitude e a 900 m acima do nível do médio da região. Aqui aprenderemos sobre os telescópios e outros equipamentos.

No meio da tarde retornamos à pousada onde teremos um tempo livre para descansar. No final da tarde seguimos ao Serrano. Visitaremos o sítio do Edgar e da Solange nas encostas destas montanhas, onde conheceremos as plantações de orgânicos e lavandas. Depois de tomar uma sopa, assim que começar a escurecer, subiremos para a parte alta do sítio, em meio às lindas montanhas da Mantiqueira, onde, a 1500m, o astrônomo Eder conduzirá as observações do céu, antecedidas pela palestra sobre As Eclipses. Depois das observações do céu, com telescópio, quando visualizaremos as nebulosas, nossa galáxia, constelações, planetas, as crateras da Lua, tudo entremeado das explicações do astrônomo, desceremos para a base do sítio.

Aqui nos espera uma fogueira e vinho, para confraternizarmos neste local tão especial, com uma vista linda da Mantiqueira, da Pedra do Baú, da cidadezinha de São Bento ao longe e das luzes de Campos do Jordão se projetando tenuemente por sobre a cadeia das montanhas além do Baú.
Retorno à pousada.

Sábado, 13/10 – Gonçalves – Cachoeira das 7 Quedas – Feirinha de Orgânicos – Jantar em Comunidade Finlandesa – Observação do Céu nos Altos do Serrano – (C, A, S)
Após o café da manhã seguimos a Gonçalves. Chegando lá rumaremos para a Cachoeira das 7 Quedas. Uma trilha de meia hora nos leva até ela. Lugar de admirar, de curtir o visual, de relaxar em meio ao verde. Depois de aproveitar bastante seguimos à Feira de Orgânicos de Gonçalves. Este point recebe pessoas que querem uma alimentação de qualidade, e aqui vêm escolher frutas e verduras. O point também oferece um café. É hora de seguir para o almoço. Depois tempo livre para passear pela cidade, por suas ruas gostosas com lojinhas de um bom gosto incrível.

No final da tarde seguimos para uma Comunidade Finlandesa onde tomaremos sopa. Depois continuamos para o Serrano, onde teremos nova oportunidade de vivenciar as experiências de observação do céu nos altos, sempre aprendendo com nosso astrônomo Eder.
Retorno à pousada.

Domingo, 14/10 – Cachoeira dos Amores – Almoço -Artesão escultor Ditinho Joana– Retorno a São Paulo – (C, A)
No domingo pela manhã saímos com nossa van à Cachoeira dos Amores. Somos surpreendidos por sua pela beleza. Fácil.  Após a primeira cachoeira uma trilha de dez minutos nos leva às Cachoeiras do Encontro. Depois retornamos pela pequena trilha e vamos curtir uma de suas piscinas naturais, com massagem aquática.

Ficamos e usufruímos. Depois retornamos à pousada. Para aproveitar a piscina. Arrumamos nossas coisas e seguimos para o almoço.

No início da tarde dia iremos ao bairro do Quilombo conhecer o Ditinho Joana, e seu ateliê. Ditinho é um dos mais festejados e famosos escultores brasileiros em madeira, com reconhecimento internacional. É impressionante sua obra. Quase inimaginável a qualidade, a perfeição e os detalhes de suas esculturas, sendo que algumas delas levaram mais de um ano para ficarem prontas. Nascido aqui, este homem simples fez fama mundo afora com sua arte. O prosaico e pequenino bairro do Quilombo tem, além do ateliê de seu filho mais famoso, uma bela igreja e um centro de artesanato local, onde os moradores expõem duas obras. Iremos apreciá-las e, para os que quiserem, comprar algumas.
No meio da tarde iniciaremos nosso retorno a São Paulo, onde deveremos chegar às 22h.

Todos os detalhes em https://www.freeway.tur.br/viagem-astronomica-na-mantiqueira-12outubro Ou ligue para 11 5088-0999 em horário comercial.