13 a 16/04: Comic Con Experience estreou bem no Nordeste

Após três edições de CCXP – Comic Con Experience em São Paulo, chegou a vez dos organizadores (Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Pizzitoys) levarem o evento para Recife (PE). Em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, a primeira CCXP Tour Nordeste, aconteceu entre os dias 13 e 16 de abril de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. 

A cidade

Localizada na região nordeste, Recife é a capital mais antiga do país e possui o quarto aglomerado urbano mais populoso em território nacional. Abriga pontos indispensáveis na lista de qualquer turista que se preze, como o Farol da Barra, inaugurado em 1822; o Museu da Cidade; o Marco Zero e é a casa de ricas danças como o frevo, o maracatu e do movimento contracultura manguebeat.

O que é a comic con
A primeira aconteceu em 1968 em Birmingham, na Inglaterra. Tratava-se de um encontro em que fãs de quadrinhos podiam compartilhar interesses e paixões. Com o aumento de popularidade de outras mídias e vertentes da fantasia e ficção nas décadas seguintes, os encontros passaram a se voltar também aos aficionados por desenhos animados, cinema, séries de TV, jogos eletrônicos e outras atividades relacionadas à cultura pop, reunindo multidões que hoje lotam eventos em todo o mundo. No Brasil, a CCXP de 2016 recebeu 196 mil pessoas, firmando-se como a maior comic con da América Latina.

Centro de Convenções de Pernambuco
Com 18 mil m² e capacidade de receber mais de seis mil pessoas sentadas em um teatro, três auditórios e dez salas de convenções, o CECON-PE é ideal para abrigar workshops, seminários, espetáculos culturais e grandes eventos como a CCXP. Amplo, moderno e estrategicamente localizado entre Olinda e Recife, o estabelecimento fica a apenas 12km do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, porta de entrada do turismo internacional no Nordeste.

CCXP Tour Nordeste 2017

Foram quatro dias de programação, com a presença de artistas nacionais e internacionais, exibições exclusivas de conteúdos inéditos no Brasil, a já famosa área de quadrinistas (Artists Alley), concursos de cosplayers, entre muitas outras atrações. A expectativa de receber entre 60 e 80 mil visitantes foi cumprida. As presenças de lojas oficiais da Warner, Iron Studios, Social Comics, Loja Mundo Geek, Omelete Box, e de grandes estúdios abruilhantaram o evento.
“Escolhemos a cidade de Recife para sediar nosso primeiro evento fora de São Paulo por ser uma das mais geeks do Nordeste e por ter iniciativas como o Porto Digital, que incentiva a criação de projetos tecnológicos. Sua condição central, bem próxima de outras capitais, reforça o potencial de público em 30%, se comparada ao do Rio de Janeiro, por exemplo” afirma João Paulo Sette, CEO da CCXP.
Atualmente, 50% dos visitantes da CCXP vêm de fora de São Paulo e há um público muito fiel no Nordeste. Além disso, eles representam mais de 2 milhões de acessos regulares ao portal Omelete. “Estamos muito animados para conhecer de perto essa audiência”, afirma Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete Group. “A CCXP Nordeste mostra que somos um evento que veio para ficar e confirma que o Brasil já se tornou referência mundial em consumo de cultura pop”, finaliza Ivan Costa, CEO da Chiaroscuro Studios e um dos sócios do evento.
Sobre a CCXP – Comic Con Experience
A CCXP – Comic Con Experience, que realiza sua 3ª edição de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, acontece no Brasil nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. O evento é organizado pelo Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br