13 e 14/03: Science Days NASA Facens abre inscrições para alunos do ensino Médio de escolas públicas e particulares

Além de oficinas e workshops para trabalhar conteúdos de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e empreendedorismo, o evento contará com palestras do engenheiro da NASA, George “Gabe” Gabrielle; do físico e instrutor do Kennedy Space Center, Alex Greutman, e do diretor executivo da Câmara do Comércio Brasil-Florida, Jefferson Michaelis; As escolas têm até o dia 9 para se inscrever e garantir um lugar nas oficinas

Escolas públicas e privadas interessadas em oferecer a seus alunos do ensino Médio uma oportunidade única e interativa de conhecimento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo,  têm até esta sexta-feira,  9 de março,  para inscrever suas turmas e garantir um lugar no Science Days, evento que acontece nos dias 13 e 14 de março, na Facens, em Sorocaba-SP. Realizado em parceria com a Câmara do Comércio Brasil-Florida e a NASA, serão dois dias de oficinas e workshops  para aprender, conhecer, experimentar, criar,  programar, pensar em soluções para problemas sociais, em como inovar e empreender, enfim, uma oportunidade educacional para trabalhar as áreas de conhecimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As inscrições de escolas devem ser realizadas pelo e-mail eventos@facens.br e para o público em geral pelo site da Facens (http://www.facens.br).

Todas as atividades são gratuitas e acontecem nos centros de inovação e laboratórios da Facens, como a oficina de modelagem 3D, em que os alunos aprendem sobre os recursos utilizados nos carros que competem na categoria ‘Formula SAE’, e a oficina sobre cidades inteligentes, em que os alunos colocarão em prática os conceitos de smart cities, construindo robôs e semáforos inteligentes.

Outra grande atração do Science Days na Facens é a agenda de palestras. No dia 13, das 14h30 às 15h30, Jefferson Michaelis, diretor executivo da Câmara do Comércio Brasil-Florida fala especialmente para educadores sobre os “Esforços e Avanços Internacionais para Desenvolver a próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores na área de STEM”. É preciso realizar inscrição pelo link https://goo.gl/hHsyPt.

Na sequência, das 16h às 17h, o auditório da Facens abre as portas para o público em geral ouvir o físico, embaixador do STEAM e instrutor do Kennedy Space Center, Alex Greutman, apresentar  “O Futuro do Programa Espacial”. E finalizando, das 17h30 às 18h30, o engenheiro da NASA, George “Gabe” Gabrielle, ministra a palestra “NASA: Ao infinito, e além!”

As inscrições para cada oficina são feitas no próprio evento e as vagas são limitadas entre 20 e 32 lugares. A escola inscrita que levar o maior número de alunos recebe, no dia 15 de março, a visita do engenheiro da NASA, George “Gabe” Gabrielle, que apresentará a Agência Espacial Americana e entregará uma carta de agradecimento em nome da NASA pela participação no evento.

Conheça a programação do Science Days aberta para alunos de ensino médio, alunos Facens e comunidade em geral:

Science Days Facens NASA – oficinas para estudantes de ensino médio
OFICINA LIS (Laboratório de Inovação Social)
Engenharia dos 30 milhões – Resolvendo de gota em gota
Alunos verão como a engenharia pode ser utilizada para a resolução de problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária..

OFICINA DE QUÍMICA
Engenharia Química no cotidiano: o que você sabe sobre ela?
No Laboratório de Química da Facens, alunos aprenderão um pouco sobre a engenharia química e verão na prática processos pelos quais produtos do cotidiano passam.

OFICINA LINCE (Laboratório de Inovação e Competições em Engenharia)
Modelagem 3D: virtual x real com o software CREO
As equipes de desenvolvimento dos carros tipo Formula mostrarão os recursos de modelagem em 3D utilizados nos carros da Facens que competem nessa categoria.

OFICINA SMART CAMPUS FACENS e EMPRESA ANACOM
Cidades Inteligentes: descubra quais são os conceitos das Smart Cities e coloque em prática seus conhecimentos
Participantes aprenderão a montar um robô e/ou um semáforo inteligente.

OFICINA DRI (Departamento de Relações Internacionais)
Experiências Internacionais: conheça os principais temas referentes à globalização e os desafios para se adequar.

Bate-papo com alunos intercambistas da Facens,   Marc Gonzalez e Marc Cervelló, respectivamente , professor e aluno da  Universidade de Lleida, na Espanha, parceira da Facens para projetos de intercâmbio.

OFICINA FACE (Facens Centro de Empreendedorismo)
Workshop: uma nova cidade em um novo planeta? Ajude-nos a construir com Design Thinking e Cenários Futuros.

Alunos aprenderão sobre os processos de idealização, prototipagem e “venda” da ideia por meio de uma “Batalha de Pitch”.

OFICINA FAB LAB
No Fab Lab da Facens, alunos irão aprender e montar um robô Opportunity da NASA.

OFICINA LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps)
Planejamento de aplicativos: como solucionar problemas utilizando as ferramentas Braunstein, Flow, WireFrame

OFICINA PROGRAMAÇÃO
Facens.Code
Jovens do ensino Médio terão noções de programação e fundamentos básicos com o programa code.org.

Além das oficinas para alunos do ensino Médio e das palestras abertas ao público, em geral, o Science Days terá oficinas exclusivas para alunos da Facens, que serão ministradas nas tardes dos dias 13 e 14 de março.

Serviço: Science Days NASA Facens
Onde: Campus da Facens (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425, Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista – Sorocaba/SP).
Quando: 13 e 14 de março
Horário: das 8h às 12h para escolas / alunos do ensino médio previamente inscritos, e das 14h30 às 18h30 para alunos da Facens e comunidade
Inscrições: até 9 de março
Evento gratuito

Sobre o NASA Science Days
Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, tem como propósito educar e sensibilizar jovens, pais e educadores sobre a importância da ciência e tecnologia, fomentar o empreendedorismo e destacar startups entre jovens estudantes.

Sobre a Facens
Criada há 41 anos, a Facens é uma das mais reconhecidas faculdades de Engenharia do País, com foco na formação do engenheiro cidadão e alto índice de inclusão de formandos no mercado de trabalho, média de mais de 90% nos últimos 12 anos. Atualmente oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, que tem sua primeira turma em 2018. A Facens também oferece 22 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. Em um campus com 100 mil m², em Sorocaba – SP, cerca de 4 mil alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados.

Na área de inovação, a Facens conta com o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo), o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T) e o Smart Campus (laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, premiado pela ABMES e GS-1 no Brasil e na Smart Cities UK Expo).