14/03 a 16/04: VARIÁVEIS, exposição de desenhos, recortes, telas e esculturas

VARIÁVEIS – quando desenho, recorte, pintura e escultura dialogam num mesmo padrão de sensibilidade

A exposição VARIÁVEIS se constrói a partir de pequenos núcleos temáticos: Ícaros, instrumentos musicais imaginários, gatos, cachorros. Embora figurativos, esses temas dialogam fortemente com a abstração, seja na construção da ‘figura’, seja no uso da cor. Cada núcleo temático está composto de técnicas distintas, como desenho, recorte, pintura e escultura em madeira.

Assim organizados, apesar da diversidade técnica e temática, os trabalhos delineiam um conjunto de VARIÁVEIS constantes, um fio condutor que está sempre propondo a suspensão do peso e do lugar-comum do sentido.

VARIÁVEIS são os materiais e as técnicas utilizadas, mas sempre a serviço de uma percepção que desacelera a construção do sentido, para em seu vazio relativo propor um olhar de inquirição e ludicidade, às vezes mesmo um olhar dramático, mas sem estridência.

Tomados individualmente, muitos trabalhos fazem referência a outros artistas, citados mais ou menos explicitamente, do que resulta um subtexto cifrado. Decifrá-lo é mais do que uma charada: contribui para manter o sentido de cada trabalho momentaneamente em suspensão.

VARIÁVEIS propõe variações sobre incógnitas constantes. Percorrer essas variações e identificar algumas de suas incógnitas é o convite que se faz ao espectador.

VARIÁVEIS, exposição de desenhos, recortes, telas e esculturas
CARLOS DALA STELLA
MUSEU GUIDO VIARO
Rua XV de Novembro, 1348, Centro – Curitiba/PR
Abertura: 14 de março, às 19h (aberta até 16 de abril)
Saiba mais em dalastella.blogspot.com