14/10: 8° Livros em Pauta

Em 14 de outubro de 2017, foi realizada a 8ª edição do evento Livros em Pauta, no Osaka Naniwa-Kai, em São Paulo. Dezenas de escritores e muitos visitantes compareceram para assistir a palestras e curtir o lançamento das antologias de contos deste ano da Andross Editora.

O debate “Universo Nerd: O que vem por aí?” reuniu Edson Rossatto, Manoel de Souza e Maurício Muniz para falar das expectativas multimidiática de tudo que compõe a produção cultural popular.

O bate-papo sobre Mercado Editorial também trouxe à tona os problemas que enfrentam os autores querendo chegar a seu público.

Os lançamentos da Andross e o pocket show com Secretbox finalizaram a agradável tarde.

O Livros em Pauta foi criado pelo escritor Edson Rossatto com o intuito de promover o encontro de escritores, editores, críticos literários e demais profissionais do livro com leitores e escritores amadores, para discussões sérias e também para bate-papos descontraídos por intermédio de atividades gratuitas, como mesas-redondas, palestras, sessões de autógrafos e lançamentos de livros.

Até a 4ª edição, as temáticas giravam em torno apenas de “livros e literaturas” e o evento ostentava o subtítulo “Encontro de leitores com escritores e outros profissionais do livro”. Contudo, o consumidor de livros, ao longo dos anos, passou a apreciar outros tipos de mídias correlatas, como quadrinhos, cinema, séries de tv, jogos de RPG e games. Basicamente essas pessoas consomem histórias, não importando em qual tipo de mídias elas se apresentam.

Assim, atualizando o evento para novos tempos, a partir da 5ª edição, o LIVROS EM PAUTA passou a contemplar atividades culturais relacionadas a outras mídias, adotando, então, o subtítulo “Congresso de Literatura, quadrinhos, RPG e outras mídias nerds”.