15/03 a 08/04: Exposição: Jornalismo em quadrinhos brasileiro

A Matilha Cultural recebe entre os dias 15 de março e 8 de abril a exposição Jornalismo em Quadrinhos, com desenhos de Alexandre De Maio, Carol Ito, Robson Vilalba e Helô D’Angelo.

O gênero que vem ganhando força na mídia, unindo a apuração do jornalismo com estilo gráfico das histórias em quadrinhos, ganha uma exposição mostrando o trabalho de HQ-repórteres brasileiros.

O espaço será ocupado por 40 telas, onde o visitante vai encontrar diferentes estilos do gênero produzido no Brasil. Uma das atrações é a HQ produzida em comemoração aos 100 anos do samba, em 2017. “O visitante consegue passear pela exposição e ler essa HQ em 26 telas grandes e dez telas do livro Génération Favela” explica De Maio, ganhador do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2013).

A exposição também traz um rápido panorama histórico do gênero. Prints de jornais do século XV mostram que já existia jornalismo em quadrinhos naquela época. Além disso, será possível conferir uma seleção de HQs online por meio de um computador disponível na exposição.

Os expositores
– De Maio: Alexandre De Maio já publicou mais de 40 reportagens em quadrinhos e lançou os livros de ficção em quadrinhos, Os inimigos não mandam flores (2006) e Desterro (2013). Vencedor do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2013).
https://alexandredemaio.
myportfolio.com/

https://apublica.org/2014/05/hq-meninas-em-jogo/

– Robson Vilalba: vencedor do Prêmio Vladimir Herzog 2014 e autor do livro Notas de um tempo silenciado (2015).
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/especiais/quadrinhos-eduardo-cunha/index.jpp
http://trabalhoinvisivel.com.br/

– Carol Ito: repórter da Revista TRIP/TPM e coordenadora do Políticas, página que reúne quadrinhos politicos feitos por mulheres.
https://revistatrip.uol.com.br/
autores/carol-ito

https://www.facebook.com/
politicashq/

– Helô D’Angelo: repórter da Revista Cult e autora da HQ jornalística Quatro Marias. quatromarias.com

Debate sobre Jornalismo em Quadrinhos
6 de abril – 20h
Os 4 expositores vão debater sobre a profissão de HQ-repórter e universo do jornalismo em quadrinhos na Matilha Cultural.

Workshop
31 de abril – 14h
De Maio vai ministrar um workshop gratuito na Matilha Cultural sobre a história do jornalismo em quadrinhos, referências, técnicas, análises de casos e como funciona o mercado.

Matilha Cultural
De terça a domingo, das 12h às 21h
Rua Rêgo Freitas, 542, República – São Paulo/SP