15/03: WESTERN – UM FILME DE VALESKA GRISEBACH

Alemanha/Bulgária/Áustria, 2017, DCP, 119 min.
Distribuição Zeta Filme

Sinopse
Um grupo de operários alemães vai trabalhar em uma construção na fronteira entre a Bulgária e a Grécia. Esta terra estrangeira e sua bela paisagem despertam o espírito de aventura dos homens; porém, eles também precisam encarar seus próprios preconceitos e desconfianças devido à barreira do idioma e às diferenças culturais. O cenário torna-se rapidamente propício ao confronto quando os homens começam a competir pelo reconhecimento e favorecimento dos habitantes locais.

 

Ficha técnica
Roteiro: Valeska Grisebach
Fotografia: Bernhard Keller
Montagem: Bettina Böhler
Som: Uwe Haussig
Elenco: Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Syuleyman Alilov Letifov, Veneta Frangova, Vyara Borisova
Produção: Jonas Dornbach, Janine Jackowski, Maren Ade, Valeska Grisebach, Michel Merkt
Classificação indicativa: 12 anos

Sobre o diretor
Nasceu em 1968, na Alemanha. Estudou Filosofia e Germanística em Berlim, Munique e Viena. Em 1993, Grisebach começou a estudar direção na Academia Vienense de Cinema. Seu filme de graduação, Mein Stern, em 2001, recebeu o Prêmio FIPRESCI no Festival de Toronto e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Turim e em 2002 foi indicado ao Prêmio Adolf-Grimme. Seu segundo longa-metragem, Sehnsucht, estreou em 2006 na competição da Berlinale. Este filme ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri no BAFICI, o Grande Prêmio das Astúrias no Festival de Gijón e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Varsóvia.

Filmografia
Westerm (2017)
Longing (2006)
Be My Star (2001) 

Festivais
Cannes 2017 (Un Certain Regard)
Karlovy Vary 2017
Munich Film Festival 2017
New Horizons Film Festival 2017 (Grand Prix)
 

Sobre a distribuidora
A Zeta Filmes, criada em 1998 em Belo Horizonte, com sede também em São Paulo, é uma produtora cultural que se dedica a realização de festivais de cinema, mostras, curadorias e exposições audiovisuais. Realiza o Indie Festival há 17 anos em Belo Horizonte e São Paulo, e também o Fluxus Festival, que promove exposições de artistas audiovisuais. A Zeta começou a atuar também, em 2013, como distribuidora de filmes internacionais independentes no circuito comercial brasileiro.

Distribuiu filmes premiados como Ida, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015; importantes diretores do cinema contemporâneo como Hong Sang-soo, Apichatpong Weerasethakul, Larry Clark, Corneliu Porumboiu, Danis Tanovic e Tsai Ming Liang; novos diretores como Sean Baker, Alex Ross Perry, Denis Côté e Amat Escalante, além de filmes autorais em 3D como Caverna dos sonhos esquecidos, de Werner Herzog e Contos da Noite, de Michel Ocelot. Desde 2015, Zeta também é responsável pelo projeto Clássica. Site: www.zetafilmes.com.br