Oyasumi Punpun

Novidade JBC – Boa Noite Punpun, de Inio Asano Do mesmo autor de Nijigahara Holograph, Oyasumi Punpun chega pela Editora JBC

Oyasumi Punpun (literalmente, “Boa Noite, Punpun”), um dos grandes sucessos do renomado autor de mangás Inio Asano, o mesmo de Nijigahara Holograph e Solanin, está chegando pela primeira vez ao Brasil pela Editora JBC!

Publicado originalmente pela Revista Weekly Young Sunday (Editora Shogakukan), de março 2007 a novembro de 2013, a obra escrita e ilustrada por Asano narra a história do garoto Punpun Punyama, que tem uma cuja característica curiosa: enxergar a si mesmo e a sua família como passarinhos. A trama compreende quatro fases distintas da vida de Punpun: o Ensino Infantil, o Fundamental, o Médio e, por fim, a chegada aos seus 20 anos de idade.

Neste mangá do gênero slice of life, os temas abordados mostram o início da vida de um adolescente nos aspectos psicológicos, físicos e sociais. Por ser denso e tratar de temas atuais como depressão, autoestima e discussões da vida moderna, a obra ganhou a atenção de leitores do mundo todo e foi destaque em premiações como recomendação do Júri, no 13o Japan Media Arts Festival Awards (2009) e como indicado a Melhor Edição Americana de Material Internacional (Ásia) no Eisner Awards (2017).

A história: Num primeiro momento, Punpun lida com os problemas de sua família, com o pai alcoólatra e a sua mãe, que tenta ser flexível e tolerante com o vício do marido. Já no colégio, ele se apaixona por Aiko Tanaka, e passa a segui-la no caminho de volta para casa. Notando isso, a garota se aproxima do jovem e passa a ter conversas regulares com ele. Os temas mais comuns são os sonhos que os perseguem, visões do futuro e o que pretendem fazer quando adultos.

Personagens: Punpun Punyama: É um garoto pré-adolescente agitado, com uma vasta imaginação e que vê a si mesmo como um passarinho. Em meio a tantos problemas que vive em sua casa e no colégio, ele conversa com um ‘’deus’’ invocado em forma de oração que seu tio lhe ensinou. Essa entidade, por assim dizer, é relacionada com seus anseios e medos. A partir daí, essa divindade tenta direcionar Punpun. Porém, há uma grande reviravolta nesses ‘’conselhos’’, pois o direcionamento deles nem sempre é bom, despertando o lado mais sombrio de Punpun.

Autor: Um dos mangakás de maior sucesso a surgir no Japão nos últimos anos, Inio Asano ganhou notoriedade com suas obras realistas que sempre abordam de maneira única o universo e a mentalidade dos jovens da atualidade. Iniciou sua carreira como assistente de Shin Takahashi, autor de Saikano, e já no ano seguinte, ganhou o prêmio GX concedido pela editora Shogakukan para novos talentos.

Em 2003, estreou como autor de mangás com o lançamento de Subarashii Sekai. Com Nijigahara Holograph, publicado no mesmo ano, alcançou seu primeiro êxito. O título, inclusive, foi editado no Brasil pela JBC.

Dois anos depois, em 2005, o mangaká lançou Solanin, outro destaque de sua bibliografia. Nos anos seguintes, Asano publicou títulos como Umibe no Onnanoko (2009), Ozanari-kun (2012) e Dead Dead Demon’s Dededededestruction (2014).

Oyasumi Punpun
Autor: Inio Asano
Gênero: Drama
Classificação Etária: 18 anos
Editora JBC

Sobre a Editora JBC
A JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês, o que significa um novo mangá a cada dois dias. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos. Estamos chegando aos 23 anos de história, o que ajuda a construir o nosso papel de provedora de conteúdo, informação e tendências do Japão no Brasil.