19/01: MIS lança catálogo da megaexposição Quadrinhos com programação especial e gratuita

úblico poderá conferir um bate-papo sobre o mundo das HQs com Ivan Freitas da Costa, Daniel Lopes e Marcelo Jackow; além disso, o quadrinista brasileiro da DC Comics, Ivan Reis, fará desenhos exclusivos no Estúdio ao Vivo. A programação se completa com o Dia do Popeye, que reúne atividades para celebrar os 90 anos do famoso marinheiro

No sábado, dia 19 de janeiro, o MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza uma programação especial e gratuita para marcar o lançamento do catálogo oficial da megaexposição Quadrinhos (que estará à venda durante todo o dia com desconto de 10%).

A programação se inicia pela manhã, com o Dia do Popeye: quadrinistas se revezam no espaço Estúdio ao Vivo (localizado na entrada do Museu) para recriar desenhos do famoso marinheiro, que completa 90 anos em 2019. Além disso, haverá a presença do personagem interagindo com os visitantes durante o dia.

Mais tarde, às 16h, acontece um bate-papo especial sobre a exposição e o mundo das HQs com Ivan Freitas da Costa (curador da exposição), Marcelo Jackow (diretor de cenografia da exposição) e Daniel Lopes (apresentador do Pipoca e Nanquim). E, para encerrar a programação, o quadrinista exclusivo da DC Comics, Ivan Reis, irá desenhar seus principais personagens no espaço Estúdio ao Vivo.

PROGRAMAÇÃO

Dia do Popeye
Em homenagem aos 90 anos do personagem e seu universo, o MIS convida três quadrinistas para passarem o dia desenhando suas versões do Popeye no Estúdio ao Vivo (localizado na entrada do Museu):

10h – Pedro Cobiaco Começou a publicar em 2010, com uma tira semanal na Folhinha (caderno infantil da Folha de Sao Paulo). Suas obras principais são Harmatã (2013), Aventuras na Ilha do Tesouro (2015) e Cais (2016, com Janaína de Luna), todas publicadas pela editora Mino. Também é publicado na Itália e em Portugal, onde fez parte de duas exposicões nos festivais de Beja e Amadora. Atualmente, vive em SP e trabalha no livro DIANA, sua próxima história em quadrinhos com Janaína de Luna.

12h – Camilo Solano – Autor de Semilunar, obra finalista do Prêmio Jabuti 2018 na categoria História em Quadrinhos que foi publicado pela Balão Editorial. Também é autor de Desengano, cujo prefácio foi feito por Robert Crumb, o pai do quadrinho underground.  Lançou também as obras Solzinho, Captar, Re-Exista, Badida e atualmente está produzindo O Fio do Vento que tem previsão de lançamento para 2019 pela Editora Veneta.

14h – Cristina Eiko – Quadrinhos A2 Trabalhou com animação em comerciais e longas-metragens como “Segredo de Kells” e “Uma História de Amor e Fúria”. Em 2010 começou a desenhar “Quadrinhos A2”, junto com seu parceiro Paulo Crumbim. Com ele também criou a Graphic MSP “Penadinho – Vida”, lançado em 2015, e em 2017 lançou sua primeira HQ solo, “Culpa”, na coleção Ugritos da Ugra Press.

Bate-papo sobre a exposição Quadrinhos
16h – Auditório MIS (172 lugares): Ivan Freitas da Costa (curador da exposição), Marcelo Jackow (diretor de cenografia da exposição) e Daniel Lopes (apresentador do Pipoca e Nanquim) conversam com o público sobre a sobre a exposição e o mundo das HQs.

Estúdio ao vivo com Ivan Reis
17h – Estúdio ao Vivo (entrada do museu): Há mais de 25 anos no mercado de quadrinhos, Ivan iniciou sua carreira nos Estúdios Maurício de Sousa e já trabalhou em revistas de vários gêneros para diversas editoras, além das gigantes Marvel e DC Comics. Na Marvel, desenhou títulos como Vingadores, Homem de Ferro e Hulk; e na DC, desenhou as revistas Superman, Lanterna Verde e Aquaman, além de eventos importantes como Infinite Crisis, Blackest Night, Brightest Day, Multiversity e foi um dos criadores envolvidos na grande reformulação DC Universe Rebirth. Celebrado artista, em 2016, desenhou Batman n°6, sua primeira história solo do Homem-Morcego, a revista mais vendida do mercado americano em setembro daquele ano. Atuante em várias mídias, criou designs para colecionáveis e artes de campanhas publicitárias para a DC Comics, incluindo um exclusivíssimo pôster para o filme Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, a pedido do diretor Zack Snyder. Ganhador de vários prêmios em sua carreira, é artista exclusivo da DC Comics há muitos anos e atualmente é o desenhista oficial de Justice League of America, um dos principais títulos da Editora.

LANÇAMENTO CATÁLOGO QUADRINHOS + DIA DO POPEYE
DATA 19.01.2019 (sábado)
HORÁRIO das 10h às 17h – consultar programação
LOCAL  Estúdio ao Vivo (térreo) e Auditório MIS (172 lugares)
CLASSIFICAÇÃO Livre
INGRESSO Gratuito

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.