O que comem os Astronautas?

Nova obra de Sandro Marques, “O que comem os Astronautas?”, comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua por meio de uma divertida viagem que une ciência e gastronomia. Lançamento do livro será no dia 20 de julho, das 12h às 15h, no Le Burger – Hamburgueria das Galáxias, em São Paulo. Hamburgueria geek servirá umas das receitas do livro

A competição entre Estados Unidos e a União Soviética pela conquista do espaço alimentou a imaginação popular no século passado, culminando com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, há exatos 50 anos. Para comemorar esta data, a Editora Bamboozinho lança “O que Comem os Astronautas?”, um livro infantil de Sandro Marques que explora a curiosidade das crianças e dos adultos sobre a alimentação dos cientistas que participaram dessa aventura humana.

A obra, ilustrada por Ivan Coutinho, tem como base uma pesquisa feita pelo autor Sandro Marques sobre as técnicas de conservação dos alimentos para que possam ser levados ao espaço. A questão é fundamental, por exemplo, para os cientistas que vivem na Estação Espacial Internacional e também nas discussões sobre uma eventual ida do homem ao planeta Marte, viagem que não duraria menos de três anos.

“Eu gosto de falar de ciência de uma maneira divertida e que possa encantar tanto aos pais como às crianças”, afirma o autor que lançou em 2017 o livro “Um Doce de Princesa”, com histórias e receitas sobre princesas verdadeiras. O livro foi selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático do MEC e distribuído em bibliotecas e escolas de todo o país.

Os personagens principais do livro são duas crianças, Nica e Rico, que ao ouvir na TV sobre as comemorações da chegada do homem à Lua, pergunta aos pais: “O que comem os astronautas?” A pergunta dispara o questionamento sobre diferentes alimentos – é possível comer sushi? E açaí? e o autor apresenta receitas com um nível fácil de execução e textos curtos que contextualizam historicamente os alimentos. Isso permite o uso do livro como obra paradidática para crianças entre 6 e 9 de idade ensejando a discussão com professores e a realização de atividades práticas na cozinha, explorando temas como ciência, sustentabilidade, diversidade e identidade alimentar.

A obra está à venda na loja virtual da Editora Bamboozinho e na Amazon: https://www.bamboozinho.com.br/ e https://www.amazon.com.br

Evento de lançamento terá degustação de uma das receitas do livro
O lançamento da obra com a presença do autor acontece no dia 20 de julho, das 12h às 15h, no Le Burger – Hamburgueria das Galáxias (Alameda Franca, 1055 – Jardins). O evento terá contação de histórias e a hamburgueria vai colocar no cardápio o Brownie com Sorvete Espacial, uma das receitas que constam no livro. A Le Burger conta com três andares repletos de memorabilia geek e disponibiliza, espalhadas por todo o local, máscaras e chapéus para que os visitantes possam fazer suas selfies com personagens de Star Wars e outros filmes sobre o tema.  No térreo, os clientes podem comprar souvenirs geeks.

Eventos pela capital paulista comemoram o feito de Neil Armstrong
Sesc Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, vai receber no mês de julho uma série de eventos para celebrar os 50 anos da chegada do homem à Lua. “Sob o Céu do Campo Limpo” terá música, filmes, observação com telescópio, oficinas palestras e cursos. A visitação entre os dias 2 e 31 de julho será de terça a sábado, das 13h às 21h30; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. A programação é gratuita. O endereço do Sesc Campo Limpo é Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. A programação completa está no site www.sescsp.org.br ou no telefone 5510-2700.

No sábado, dia 20 de julho, às 17h, o Parque do Carmo (Rua John Speers, 137, ltaquera) realiza a sessão especial “O Homem na Lua” em seu planetário, onde desvendará esta jornada humana rumo ao nosso satélite natural, descobrindo os desafios enfrentados, as inspirações e o que mudou nos dias atuais. A partir de 8 anos – gratuito.


Lançamento do livro “O que Comem os Astronautas?
Autor: Sandro Marques
Editora: Bamboozinho
Público-alvo: Literatura Infantil – 4 a 10 anos
Preço: R$ 48,00
40 páginas

Evento de lançamento da obra
Dia 20 de julho, das 12h às 15h, no Le Burger – Hamburgueria das Galáxias (Alameda Franca, 1055 – Jardins – São Paulo)

Sobre o autor
Sandro Marques é doutorando em Letras na USP e professor na área de Estudos da Alimentação. É autor de “Um Doce de Princesa”, também pela editora Bamboozinho e de “O Guia de Azeites do Brasil”, a primeira obra do gênero no Brasil, em que mapeia e apresenta a produção nacional de azeites extravirgens.

Sobre o ilustrador
Ivan Coutinho se dedica à criação de histórias em quadrinhos e à ilustração de livros infantis e juvenis. Procura sempre convidar o leitor a viajar pelos traços, pelas texturas e pelas cores. Trabalhou durante anos em uma editora que tinha em seu catálogo o acervo das obras de Monteiro Lobato, onde conheceu grandes artistas que o inspiraram a estudar bastante para aprimorar sua arte.

Sobre a Editora Bamboozinho
A Bamboozinho é uma editora especializada em livros infantis que se dedica à publicação de obras de autores e ilustradores nacionais. Nossa missão é publicar livros de qualidade que permaneçam na mente dos nossos leitores como fonte preciosa de conhecimento e entretenimento, espalhando o prazer da leitura desde a mais tenra idade!