24/03: PerifaCon recebe mais de 4 mil pessoas em sua 1ª edição

Com uma capacidade de 4 mil pessoas circulando, a Fábrica de Cultura operou com superlotação de visitantes

Foto: Jef Delgado | Portal KondZilla

A Fábrica de Cultura do Capão Redondo recebeu a primeira edição do PerifaCon™. Com mais de 7 horas de programação acontecendo simultaneamente nos 7 andares da Fábrica, o evento se mostrou ser uma demanda para as quebradas em função do alto número de pessoas interessadas em ver de perto a primeira comic con da favela.

O evento que foi totalmente colaborativo através do lançamento de uma campanha de financiamento coletivo no final do ano passado, contou ainda, com o patrocínio e apoio da Chiaroscuro Studios, uma das maiores agências de representação de quadrinistas do mundo, teve uma programação exclusiva na primeira edição do evento com a presença de vários artistas brasileiros de renome internacional, que atuam na DC Comics, Marvel Comics, Image Comics, Titan Books e Dark Horse entre outras. A Chiaroscuro Studios contribuiu para que toda a programação fosse colocada no ar e que o evento fechasse as contas no positivo.

Em números a 1ª edição teve mais 200 pedidos de artistas para participar do Beco dos Artistas, mais de 150 mídias de imprensa credenciadas, mais de 150 inscrições de voluntários e quase 3 mil pessoas previamente credenciadas como visitantes.

“Nossa expectativa de público era de aproximadamente 3 mil pessoas, tendo como base as inscrições feitas previamente. Às 14h, do dia 24 a fila na porta do evento já apresentava indícios de um sucesso além do esperado. O público ultrapassou a marca de 4 mil visitantes, levando a superlotação do prédio, o que infelizmente nos levou a encerrar e entrada de novos visitantes por uma questão de segurança”, comenta Luíze Tavares, produtora do evento.

O evento
A programação da PerifaCon™ contou com 230 palestrantes e oficineiros renomados da cena pop e periférica, como o rapper Rashid, que falou de como surgiu seu interesse por quadrinhos e as influências desse universo em seu novo clipe “Não é desenho”, KL Jay do grupo Racionais MC’s que participou da mesa de debate com o tema “Arte como resistência”, Natalia Bridi, editora-chefe do Omelete participou da mesa de debate “Mulheres no Mundo Nerd”.

O “Beco dos Artistas” teve a participação de 44 expositores e 14 lojas e editoras vendendo seus trabalhos a preços acessíveis, entre eles estão Companhia das Letras que levou ao evento o trono da Guerra de Tronos, editora Morro Branco, editora Draco entre outras. Além disso, o evento contou com concurso de cosplay, atrações musicais, sala de games, oficina de RPG, e a exposição “Rap em Quadrinhos” que foi idealizada pelo artista Load em parceria com Wagner Loud que também fizeram parte do roteiro de quem esteve na 1ª comic con da favela.

Sem esquecer da criançada o evento teve uma programação toda especial no espaço kids com concurso de desenhos, oficina de poções, decoração de cupcakes, entre outros.

Sobre a PerifaCon
A PerifaCon™ é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop o geral que cresceram nas periferias de São Paulo. O evento tem como objetivo levar para a periferia esse universo que historicamente é negligenciado nessa temática, além de fomentar a cultura pop, nerd e geek nas periferias de São Paulo, contribuindo para a quebra de barreiras culturais, promovendo o acesso de marcas e produtores à periferia e vice-versa.