24/05: Réquiem Para Sra. J

94 min.
2017
Sérvia/Bulgária/Macedônia/Rússia/
França

Jelena já viveu o suficiente. Seu marido morreu há um ano, ela se sente cansada e solitária apesar de suas duas filhas e sua sogra, todas vivendo em seu apartamento. Ela decidiu que, no final da semana, no aniversário da morte do marido, ela se suicidará. Ela tem uma pistola pronta. Mas, há uma série de coisas para resolver: ela precisa devolver uma poltrona que pegou emprestada com um vizinho, colocar sua fotografia na lápide e renovar seu cartão de seguro de saúde. Gradualmente, esta mulher tranquila e humilde começa a perceber que nada é simples em um país que está constantemente caminhando entre o tormento e a transição.

Ficha técnica
Roteiro: Bojan Vuletić
Fotografia: Jelena Stanković
Montagem: Vladimir Pavlovski
Som: Alexander Bachvarov
Elenco: Mirjana Karanović, Jovana Gavrilović, Danica Nedeljković, Vučić Perović, Mira Banjac, Boris Isaković, Srdjan Todorović
Produção: Nenad Dukić
Título original: Rekvijem za gospodju J.
Título em inglês: Requiem for Mrs. J.

 

Sobre o diretor
Bojan Vuletić nasceu em Belgrado, na antiga Iugoslávia, em 1977. Estudou direção de cinema e televisão na Faculdade de Artes Dramáticas em Belgrado. Seu filme de estreia Practical Guide to Belgrade with Singing and Crying estreou no festival de Karlovy Vary (2011) e ganhou vários prêmios. Foi corroteirista do filme Lost and Found, exibido no Fórum da Berlinale em 2005 e no Love and Other Crimes, exibido no Panorama da Berlinale em 2008.

Filmografia
Réquiem para Sra. J (2017)
Zlatno doba Leskovca (2015)
Practical Guide to Belgrade with Singing and Crying (2011)

Festivais
Sofia Film Festival 2017 (Prêmio Melhor Filme FIPRESCI)
Berlinale 2017 (Panorama Special)
Karlovy Vary 2017