25/10 a 03/11: Blizzcon confirmada para novembro e um panorama nacional dos eSports

Foto por Zarani/CC BY-ND 2.0

Para acalmar os geeks de plantão, a tão esperada notícia da data da 12º edição da BlizzCon foi finalmente anunciada. O mega evento acontecerá em Los Angeles nos Estados Unidos nos dias 2 e 3 de novembro, na Blizzard Arena. A semana de abertura acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro, também na Califórnia, mas no Anaheim Convention Center. A demora em anunciar uma data para o evento fez com que surgissemvários rumores na internet: muitos diziam que ele não acontecerianesteano, o que seria uma tragédia para o mundo dos eSports – e para aquelesque viajam todos os anos para uma das maiores convenções do ramo.

A Blizzcon é um dos principais eventos da categoria e conta com 11 campeonatos que acontecem simultaneamente, além de outras atividades paralelas, como apresentações de artistas e músicos. Dentre os mais famosos estão as principais marcas da Blizzard, como Warcraft, Overwatch, Starcraft e Hearthstone.

Falando no último, desde o dia 6 deste mês de abril está acontecendo o HearthStone Old Spice, organizado pela IGC. O torneio vai até o dia 26 de maio e a final acontecerá na Webedia eSports Arena em São Paulo. Esta é uma competição 100% nacional e tem como objetivo aumentar a popularidade da categoria aqui no país. Os eSports podem ter se originado na década de 70, mas no Brasil as coisas começaram a crescer mais recentemente.

Foto por SobControllers/CC BY 2.0

O cenário está mudando aos poucos: o que, antes era um assunto desconhecido para a maioria, vem se tornando cada vez mais popula.,Consequentemente, o investimento das grandes empresas e da mídia em geral aumentaram consideravelmente. Hoje, existem até canais de televisão (pagos) que transmitem campeonatos ao vivo. O que se vê é um grande número de atletas que se dedicam em tempo integral aos games, algo até pouco tempo atrás difícil de se imaginar.

Além dos patrocínios, que estão cada vez maiores, as premiações também não deixam a desejar. Você não precisa ter o talento do Neymar para ser uma estrela do futebol, pois os campeonatos de FIFA também trazem fama e dinheiro. A premiação do HearthStone Old Spice, por exemplo, será de 50 mil reais para uma das seis equipes participantes. Já os torneios mundiais podem chegar a pagar até milhões, como o The International de Dota 2, cujo tota foi de mais de 20 milhões de dólares em 2016.

Foto por Artubr/CC BY 2.0

As grandes capitais brasileiras já estão se acostumando a receber grandes eventos de eSports e o público tem aumentado cada vez mais. Mas não pense que seguir essa carreira é fácil: os atletas de modalidades eletrônicas encontram uma enorme concorrência e para superá-la devem se dedicar – alguns passam mais de oito horas por dia treinando -, desenvolver estratégias e aplicar táticas, assim como qualquer outro esporte.

E é por isso também que a BlizzCon é tão importante para a categoria: além dos campeonatos que acontecem ao vivo, a feira também é uma possibilidade de imersão total no mundo dos games. Como foi liberada apenas recentemente, a agenda completa de eventos e atividades ainda não foi divulgada. O que é mais um motivo para ficarmos de olho nas novidades desta convenção, mas uma coisa é certa: as expectativas são as mais altas possíveis.