26/05: Finalizada a Exposição Quadrinhos no MIS

O museu também realizou no domingo uma edição especial da Maratona Infantil, com intervenções musicais inspiradas no universo dos super-heróis, concurso de cosplay e apresentação da Camerata Cantareira no Auditório MIS

Esta foi a última semana da exposição Quadrinhos no MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A exposição, que já é a terceira mais visitada do museu, tendo recebido mais de 150 mil visitantes, apresentou a maior retrospectiva da 9ª arte realizada no Brasil, contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocuparam os dois andares do Museu.

Quadrinhos também apresentou  a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias como cinema e TV. Concebida pelo MIS com curadoria de Ivan Freitas da Costa e expografia da Caselúdico, a megaexposição ficou em cartaz até 26 de maio 2019.

Maratona Infantil
No domingo, 26, o MIS realizou também uma edição especial da Maratona Infantil, programação mensal do museu voltada para as crianças e suas famílias. Com entrada gratuita para todas as atrações, esta edição teve como destaque a apresentação da Camerata Cantareira, o concurso de cosplay infantil e a intervenção cênica musical O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados, baseada na obra homônima de Neil Gaiman.

Confira quais foram as atrações:

• Intervenção de super-heróis: No musical Som e Ação com a Cia Cambaio, dois músicos performáticos, com violino e saxofone, interpretaram grandes sucessos dos super-heróis mais queridos dos quadrinhos, como Batmam, Homem Aranha, Super Homem e outros.

• Intervenção musical: O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados: Você já quis trocar algo seu por algo de outra pessoa? Um brinquedo? Uma roupa? Já sentiu aquela vontade enorme de ter algo de alguém que toparia trocar qualquer coisa? Ou, já ficou tão bravo, mas tão bravo que pensou: Queria outra mãe! Outro pai! Outro irmão! Outra irmã! Baseado no livro infantil do autor inglês Neil Gaiman, com canções inspiradas em bases de Paul McCartney e R.E.M., com apresentação solo de Markito Alonso, acompanhamos a saga do pequeno Markito que ao ver seu amigo Halim Ralo Ralado aparecer com dois peixinhos dourados decide trocá-lo por seu pai, mas que não contava com que sua mãe descobrisse tudo!

• Camerata Cantareira: A Camerata Cantareira – orquestra de cordas da Faculdade Cantareira formada por 11 músicos – trouxe um projeto que tem como objetivo apresentar a música clássica para as crianças. Nesta edição da Maratona Infantil foram executados três concertos: Concerto em Lá Maior (Antonio Vivaldi/Itália, 1678 – Áustria, 1741), Adágio para Cordas (Samuel Barber/EUA, 1910 – EUA, 1981) e Serenata para Cordas (Edward Elgar/Reino Unido, 1857 – Reino Unido, 1934). Após a execução de cada um deles, os músicos apresentaram aos pequenos como cada um dos instrumentos compõe a música.

Sobre a Camerata Cantareira: Sob a direção de Marcelo Jaffé, o projeto envolve a execução do repertório consagrado da música de concerto, a divulgação da música brasileira e obras especialmente escritas para o grupo, estimulando a composição contemporânea para esta formação. Mais sobre a Camerata, acesse.

Oficina Pela Sombra com Cia Pitirilo: Pela Sombra é uma oficina de criação de Teatro de Sombras a partir de materiais simples. Neste encontro as crianças contaram histórias de personagens da autora Eva Furnari e descobrem que podem apresentá-las com a tela transparente, a luz e as sombras criadas por elas mesmas;

Oficina Novelices: histórias de um novelo Realizada pelo Coletivo Meio Fio, a oficina foi feita com um novelo que ao puxar o fio se desenrola em desenhos a serem descobertos pelas crianças;

Artes manuais: A Pritt realizou oficina de artes manuais, com o objetivo de oferecer um momento de diversão em família e criatividade aos pequenos. A ação, realizada em parceria com o Ateliê Maria Flor, conta com a supervisão de monitores especializados durante as atividades.

Exibição do filme Gemini8: Marco é um menino que, misteriosamente, vai parar em Gemini8, um planeta muito diferente, onde mora Polo. Graças a uma invenção maluca de Polo, Marco é atraído a um portal e acaba indo parar em Gemini8. Enquanto eles tentam enviar Marco de volta para a Terra, eles se metem em tudo quanto é tipo de confusões e se tornam amigos inseparáveis.

+ Brincadeiras
Durante todo o dia, houve o Espaço Kids Competition – uma área de lazer e brincadeiras, para incentivar a prática de atividades ao ar livre. Localizado na área externa do Museu, esteve recheado de atividades e brincadeiras de rua que agradaram pais e filhos, como amarelinha, pula corda, mãe da rua e muitas outras.

+ Cosplay
O MIS elaborou o concurso de cosplay. Às 14h, na área externa do MIS, as melhores fantasias foram escolhidas e premiadas!

PARA VER AS MAIS DE 150 FOTOS, CLIQUE AQUI