26/06 a 03/07: 80 anos de Batman serão celebrados em exposição do Santos Film Fest 2019

Festival ocorre de 26 de junho a 3 de julho com o tema “Deixe a Arte Entrar”.  Evento terá exposições em homenagem ao Homem-Morcego, no MISS, e a personagens de filmes infantis, no Pátio Iporanga

A quarta edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos acontece de 26 de junho a 3 de julho, em diversos espaços de Santos, com o tema “Deixe a Arte Entrar”, inspirado nos 40 anos do filme “Hair” e seus significados: o amor ao próximo independente de gênero, etnia, nacionalidade, etc. Dentro da programação estão confirmadas duas exposições.

“Batman – 80 anos: Trajetória do Homem-Morcego nas telonas – Uma homenagem de fãs” será inaugurada no Museu da Imagem e do Som de Santos em 28 de junho. O lançamento da mostra terá início 19h. Depois, 20h30, acontecerá um bate-papo com especialistas no personagem: o crítico de cinema curador da exposição e organizador do festival, André Azenha, o cineasta Elvis DelBagno (diretor do fan film de longa-metragem “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo”), o quadrinista Denis Dym Freitas e os organizadores da Santos Comic Expo, Fabio Gomes Ribeiro e Marco Aurélio. Durante a noite, a equipe da Mosh Escola de Arte produzirá sketches (artes de personagens) gratuitamente para o público. E, na virada de sábado para domingo, a partir de 0h, acontecerá uma virada cinematográfica nerd com café da manhã ao término das projeções, na manhã do dia 29 de junho.

 

 

 

“Será uma grande celebração deste herói que tem tudo a ver com o cinema. A exposição reunirá cartazes de todas as versões do Homem-Morcego para as telonas, acompanhados de textos que relatam essa história, fichas técnicas e curiosidades, desde as séries exibidas nas matinês dos anos 40, até as versões mais recentes com Ben Affleck e da Lego. Serão expostos também gibis que inspiraram essas adaptações para o cinema, alguns deles raros até, colecionáveis e itens que fazem a mitologia de Batman, além de artes exclusivas produzidas pela galera da Mosh Escola de Arte”, explica André Azenha, autor do elogiado livro “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, que narra de forma detalhada e aprofundada, mesclando jornalismo e crítica de cinema, as jornadas na tela grande dos dois maiores ícones dos quadrinhos da editora DC Comics. André também ministrou, em 2012, o curso “Quadrinhos no cinema”, no Sesc Santos, e o curso Batman no Cinema, no Sesc e outros espaços. “Batman transcendeu os quadrinhos rapidamente e as versões cinematográficas expandiram bastante seu alcance. Temos versões desde o cinema em preto e branco, com as séries das matinês, passando pelo longa de 1966, que visava difundir o famoso seriado estrelado por Adam West no exterior, passando por blockbusters (de Tim Burton, Joel Schumacher, Christopher Nolan e os recentes do DC Universe), além de animação tradicional (“A Máscara do Fantasma”, de 1993, a partir da clássica série animada) e animação digital (“Uma Aventura Lego” e Lego Batman: O Filme”). Também abordaremos os fan films”, detalha André.

Também no festival, será levada ao público uma mostra de desenhos (da Mosh Escola de Arte) baseados em filmes infantis, no Shopping Pátio Iporanga, com dia e horário a serem confirmados. O shopping ainda terá cantinho de leitura, apresentação musical, entre outras atividades no Santos Film Fest.

O 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos acontece de 26 de junho a 3 de julho em diversos espaços de Santos com programação gratuito. Serão exibidos dezenas de filmes, nacionais e estrangeiros, curtas e longas-metragens. Mais detalhes da programação e das inscrições dos filmes serão divulgados em breve.

Lançamento Exposição “Batman – 80 anos: Trajetória do Homem-Morcego nas telonas – Uma homenagem de fãs” – 4º Santos Film Fest
Sexta-feira, 28 de junho, 19h
Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias – Santos/SP
Gratuito.