30/03 a 01/04: Circuito Catarinense de Quadrinhos (CCQ)

O CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos é um evento que reúne fãs, artistas, profissionais, empresas de quadrinhos, cinema de animação e games. A primeira edição do CCQ, no dia 05/08/2017, levou um público de mais de 700 pessoas ao MESC – Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis/SC.

Esta segunda edição contará com a presença de artistas e personalidades convidadas notórias pelo envolvimento com o tema História em Quadrinhos e seus mais variados gêneros (cartum, ilustração, artes gráficas, games, cinema de animação, entre outros).

A nova edição do Circuito Catarinense de Quadrinhos acontecerá no Iguatemi Florianópolis, do dia 30/03 ao 01/04, com diversas atividades paralelas na Loja CCQ localizada no piso L3 do Shopping Iguatemi, bem próxima à Praça de Alimentação. Os fãs poderão participar e se divertir com a os minipainéis, sessões de autógrafos e outras atrações.

Além disso, o espaço contará com uma FLASHEXPO SUPERMAN 80 anos. Em comemoração aos 80 anos de criação do personagem, o CCQ abre para visitação seu acervo com artes produzidas por alguns dos maiores ilustradores catarinenses. O público poderá contemplar momentos da história do personagem na visão única dos artistas, além de ler pequenos textos enviados por editores e tradutores do personagem nas últimas quatro décadas.

Veja a programação:
Exposição – Entrada gratuita.
Sexta, 30/03, a domingo 01/04
Loja CCQ – Piso L3
Flashexpo Superman, exposição inédita de artes originais e digitais.
Painéis – Valor R$ 10,00
Sábado 31/03
Auditório Cinesystem – Sala3
10h – 11h: Papaya Bull by 52 Animation
11h15 – 12H15: Cris Peter e o mundo das cores
Domingo 01/04
Auditório Cinesystem – Sala3
10h – 12h: Da Caverna para Floripa, com Fernando Caruso e Mario Luiz C. Barroso.

Convidados
Fernando Caruso
Fernando Caruso é ator, comediante, dublador e roteirista. Já criou e participou de diversos programas no Multishow, dentre eles De Cara Limpa, Estranha Mente e Ed Mort, sendo que atualmente faz parte do elenco do novo Zorra, onde volta e meia tem a oportunidade de interpretar o Batman e alguns de seus heróis preferidos da infância (e da vida adulta também) além dos piores vilões da nossa história (caso do Presidente Temer, que virou personagem recorrente). Como dublador, é o responsável pela voz
do Agente Kallus de Star Wars: Rebels e do unicórnio Donny, de As Meninas Superpoderosas. Nerd de carteirinha, é completamente viciado em quadrinhos e administra o site cavernadocaruso.com.br, que abriga seu canal homônimo do Youtube, onde indica quadrinhos obscuros e fala besteiras em geral junto com Os Três Elementos, o trio de humor nerd.

Cris Peter
Cristiane D. Peter nasceu em 1983. Natural de Porto Alegre, a Cris ainda mora e trabalha por lá, prestando serviços de colorização digital de HQ para editoras norteamericanas como Marvel, DC Comics, Image e Dark Horse, entre outras. Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e pós-graduada em Comunicação e Marketing Estratégico no Senac-RS, já ministrou cursos e palestras em escolas como a Quanta Academia de Artes em São Paulo, Joe Kubert School, em Dover (NJ, EUA), e universidades como UniRitter, PUCRS, UFRJ e Senac (em Porto Alegre). Já participou de eventos como palestrante, entre eles o FIQ em Belo Horizonte (2009, 2011, 2013), Feira do Livro de Porto Alegre (2012), CCXP (2014), entre outros. Vencedora do prêmio HQMix por dois anos seguidos (2016 e 2017), já colorizou títulos como
“Superman/Batman”, “Batgirl”, “All Star Batman”, “We Are Robin” (DC Comics), “Astonishing X-Men”, “Fantastic Four”, “Future Foundation”, “Captain America & Namor”, “Deadpool vs Gambit” (Marvel Comics) e foi indicada ao prêmio Eisner em 2012 por seu trabalho no título “Casanova”, escrito pelo americano Matt Fraction e desenhado pelos gêmeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá. Seu trabalho de colorização também pode ser visto nas Graphic MSP publicada pela Mauricio de Sousa Produções e Panini: “Astronauta – Magnetar”, “Astronauta – Singularidade” e “Astronauta – Assimetria”, com arte e roteiro de Danilo Beyruth, editadas por Sidney Gusman.

Ricardo Peres
Engenheiro Mecânico que sempre desenhou, escreveu, contou histórias, há seis anos resolveu deixar a engenharia somente para as horas vagas. Depois de um bom tempo, projetando e coordenando a Pesquisa e o Desenvolvimento de dispositivos médicos implantáveis, entendeu que havia chegado o momento para mudar de área, perspectiva e realizar um sonho de décadas: “Criar e produzir Desenho Animado”. Foi
assim que, em 2012 tornou-se sócio fundador da 52 Animation Studio e um dos criadores e produtor de arte da série Papaya Bull.

Rodrigo Eller
Designer Gráfico e Designer de Animação: trabalhou em diferentes agências de publicidade e produtoras de vídeo, nas quais exerceu as funções de ilustrador, animador e diretor de arte em diversos vídeos e peças publicitárias. Há seis anos, trabalha como autor, diretor, diretor de arte, ilustrador e animador de produções e séries de animação na empresa 52 Animation Studio, da qual é um dos sócios fundadores. É um dos criadores, autor, Co-Diretor, Diretor de Arte do projeto Papaya Bull, série de animação com 26 episódios que estreou em 2017 na Nickelodeon.

Mario Luiz C. Barroso
Mario Luiz C. Barroso nasceu no RJ, morou um tempão em SP e se mudou para SC em 2000, trajetória rumo ao Sul que o leva a crer que passará sua aposentadoria na Terra do Fogo. Estudou Jornalismo na ECA/USP e foi editor DC/Image na Abril jovem de 1989 a 1998. Ainda em 2018, atingirá o recorde de 9000 HQs traduzidas (segundo ele, “tudo de Alf à Zatanna”) do inglês, francês e espanhol para o Português. Segundo as estatísticas do Guia dos Quadrinhos, é o profissional com mais créditos em histórias de
super-heróis no Brasil, estando à frente, inclusive, de gigantes como os editores Joe Quesada e Axel Alonso, da Marvel.

Evento: Circuito Catarinense de Quadrinhos
Local: Iguatemi Shopping , av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis – SC
Datas:
Sexta, 30 de março, das 10h até 22h.
Sábado, 31 de março, das 10h até 22h.
Domingo, 1º de abril, das 10h até 20h.
Valores: Painéis R$ 10,00
Demais atividades: gratuito

Sobre o CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos
O CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos é um evento que reúne fãs, artistas, profissionais e empresas de quadrinhos, cinema de animação e games.
Para saber mais, acesse: facebook.com/ccqoficial

Sobre o Shopping Iguatemi
Inaugurado em 2007, o Iguatemi Florianópolis é considerado um ponto de encontro da cidade, com um mix de lojas variadas, diversas marcas exclusivas e uma moderna praça de alimentação, oferecendo inúmeras opções de lazer e entretenimento.
Para saber mais, acesse: www.iguatemiflorianopolis.com.br