Adivinhas para Brincar

O que é, o que é: Salta, dá um espirro e vira pelo avesso. Qual é o bicho que anda com as patas? O que faz virar a cabeça? Em Adivinhas para brincar, que acaba de ser lançado pela Panda Books, há muitos outros desafios! São mais de 70 adivinhas inéditas com animais, alimentos, objetos, partes do corpo humano e elementos da natureza para o leitor se divertir a valer com os amigos.

Além de divertido, as adivinhações ajudam a criança a aprender a associar ideias e palavras. Dá para se divertir tanto em casa, no colégio, na rua, na sala de espera do médico, nas festas de aniversário, no parque etc.
 
Para o livro Adivinhas para Brincar, as educadoras Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida criaram adivinhas próprias que podem mexer com a imaginação e a criatividade de adultos e crianças. “Aprender brincando é o que propomos aos leitores. Fazemos com que ele pense, repense e tente resolver os enigmas, e depois saia contando para os amigos e familiares o que descobriu com as adivinhas”, destaca Josca.
 
As educadoras Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida também são autoras de Parlendas para brincar, da Panda Books.
 
TRECHOS DO LIVRO 
O que é, o que é?
Tem capa, mas não é super-herói
Tem folha, mas não é árvore,
Tem orelha, mas não é gente,
Não fala, mas conta tudo?
 
É de comer! 
Uma casinha branca por dentro,
Verde por for,
Trancada e inundada.
O que é?
 
Que animal será que é? 
O que é? O que é?
É verde e não é planta,
Fala e não é gente?
 
O que será que é? 
Mesmo atravessando o rio,
consegue não se molhar, o que é?
 
Responda se da natureza souber… 
O que é? O que é?
Respira sem pulmões,
Tem pés, mas não anda
 
Está no corpo. Você sabe o que é? 
O que é que vive batendo no céu?
 
Respostas:
Fim
Coco verde
Papagaio
Ponte
Planta
Língua
 
AS AUTORAS 
Josca Ailine Baroukh nasceu em São Paulo e desde criança sempre gostou de brincar com as palavras. Estudou psicologia e logo percebeu que queria ser professora. Anos depois começou a trabalhar com outros educadores, sempre conversando sobre a importância e o prazer da leitura e das brincadeiras. Hoje, visita escolas, conversa com crianças e professores e continua brincando com as palavras escritas e faladas.
 
Lucila Silva de Almeida nasceu em São Paulo e com seus pais, avós, seus outros cinco irmãos e vizinhos aprendeu muitos versinhos, parlendas e brincadeiras. Estudou pedagogia e adora ser professora. Gosta tanto de brincar que já escreveu um livro sobre isso para os adultos e sempre encontra professores para conversar sobre a importância do brincar na escola.
 
A ILUSTRADORA 
Camila Sampaio nasceu em Minas Gerais e, quando era bem pequena, mudou com a família para São Paulo, onde vive até hoje. Estudou artes gráficas e letras e, apesar de ter experimentado outras profissões, não conseguiu fugir: se tornou ilustradora. O que mais gosta é de ilustrar livros para crianças. Adora dar cor e forma aos sonhos, às histórias, às piadas.
 
ADIVINHAS PARA BRINCAR
Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida | 48 pp. | 21 X 28 cm | R$ 42,90
Editora: Panda Books | ISBN: 978-85-7888-315-7| CB: 9788578883157
Capa: 4 x 0 cartão 250g | Acabamento: brochura | Miolo: 4 x 4 couchê fosco 150g
Assunto: adivinhas, infanto-juvenil, brincadeira
 
Sobre a Panda Books
Fundada em 1999, a Panda Books (https://www.pandabooks.com.br) surgiu para ser uma editora dedicada a livros de referência, com textos irreverentes, aliando informação e diversão. Hoje, com 560 títulos em seu catálogo, incluindo a coleção “O Guia dos Curiosos”, a editora é dividida em quatro selos: Panda Books, Original, (os novíssimos) Panda Educação e Livros de Guerra. Ao longo desses anos, também investiu em literatura para crianças e jovens, revelando novos autores e ilustradores. O catálogo da editora conta ainda com obras de diversas temáticas: esportes (livros sobre futebol, Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, biografia de grandes ídolos, entre outros), relatos de viagens, jornalismo investigativo, biografias, contos e crônicas de autores contemporâneos, clássicos da literatura brasileira e romances para o público em geral. A diversidade, a curiosidade e a irreverência são as marcas de suas publicações.