Até 16/08: Exposição Batman 80 Anos em Santos

Mostra vai até 16 de agosto, com entrada gratuita

A exposição “Batman – 80 anos: Trajetória do Homem-Morcego no Cinema – Uma Homenagem” foi inaugurada em 28 de junho durante o 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos em uma noite repleta de fãs, curiosos e cosplayers de diferentes cidades que se reuniram para prestar reverência ao heróis da editora DC Comics que chega a oito décadas de existência em 2019. Foi a primeira exposição em homenagem ao personagem no país.

Quem ainda não teve chance, a mostra segue em cartaz, sempre de segunda a sexta, das 14h às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com entrada gratuita. Entidades, escolas, creches e instituições interessadas em agendar visitação fora desse horário podem entrar em contato com o MISS pelo telefone 13 3226-8019 ou pelo email museudaimagemesomsantos@gmail.com.

Cerca de 20 placas trazem informações, frente e verso, de todas as adaptações de Batman para o cinema, desde as séries exibidas nas matinês cinematográficas dos anos 40, até as versões mais recentes. Há ainda itens colecionáveis, sempre com o recorte cinematográfico, como as quadrinizações oficiais dos filmes dirigidos por Tim Burton, diferentes versões do Batmóvel, filmes e séries em DVD, bonequinhos, cartazes oficiais, gibis que inspiraram os filmes, e cerca de 50 artes exclusivas produzidas pela equipe do quadrinista Denis Dym Freitas.


“É uma celebração deste herói que tem tudo a ver com o cinema. A exposição reúne cartazes de todas as versões do Homem-Morcego para as telonas, acompanhados de textos que relatam essa história, fichas técnicas e curiosidades”, explica André Azenha, autor do livro “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, que narra de forma detalhada e aprofundada, mesclando jornalismo e crítica de cinema, as jornadas na tela grande dos dois maiores ícones dos quadrinhos da editora DC Comics.

“Batman transcendeu os quadrinhos rapidamente e as versões cinematográficas expandiram bastante seu alcance. Temos versões desde o cinema em preto e branco, com as séries das matinês, passando pelo longa de 1966, que visava difundir o famoso seriado estrelado por Adam West no exterior, passando por blockbusters (de Tim Burton, Joel Schumacher, Christopher Nolan e os recentes do DC Universe), além de animação tradicional (“A Máscara do Fantasma”, de 1993, a partir da clássica série animada) e animação digital (“Uma Aventura Lego” e Lego Batman: O Filme”). Também abordaremos os fan films”, detalha André.

Depois, a exposição percorrerá outros espaços. Interessados em receber a exposição podem entrar em contato pelo email santosfilmfest@gmail.com.

Exposição “Batman – 80 anos: Trajetória do Homem-Morcego no Cinema – Uma homenagem” – 4º Santos Film Fest

De segunda a sexta, sempre das 14h às 20h, até 16 de agosto de 2019 – agendamento fora desse horário pelo telefone 13 3226-8019 ou pelo emailmuseudaimagemesomsantos@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias – Santos/SP.

Gratuito.