‘A Conquista de Berlim’, escrito por comandante soviético na 2ª Guerra Mundial, chega ao Brasil

Vassily Tchuikov, primeiro comandante Aliado a saber do suicídio de Adolf Hitler, detalha como seu exército derrotou os nazistas em Berlim

A editora Contexto lança A Conquista de Berlim, livro escrito por Vassily Tchuikov, o comandante em chefe do Exército Soviético, responsável pela conquista da capital alemã. O livro narra como os nazistas foram derrotados. Apesar de haver muitos relatos sobre a Segunda Guerra Mundial publicados no país, os leitores brasileiros não dispunham, até agora, de uma obra escrita por quem comandou, de dentro do campo de batalha, a vitória dos russos sobre os nazistas.

As 256 páginas revelam com detalhes as estratégias do soldado Tchuikov, primeiro comandante Aliado a saber do suicídio de Adolf Hitler, e mostram como ele comandou a conquista do território inimigo até chegar às negociações finais de rendição.

Vassily Tchuikov era um militar de campo que precisava sentir o ruído da batalha e cujo bem-estar em combate é percebido ao longo de sua narrativa minuciosa sobre os feitos da guerra, além do amor que dedicava aos companheiros de farda.

Escrito durante os anos 1960, em plena Guerra Fria, a obra evitar falar da hostilidade com que o marechal Tchuikov e suas tropas foram recebidos em diversos países, antes de chegar à Alemanha. É importante lembrar que nos vinte anos que separam a guerra da escrita do livro, Ocidente e soviéticos passaram de aliados a inimigos.

Um livro fundamental para quem quer conhecer a Segunda Guerra pela visão de um dos grandes nomes do conflito.

Autor
Vassily Tchuikov nasceu em 1900. Após a Revolução Russa, ingressou no Exército Vermelho, que defendeu durante a guerra civil. Na Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1943, atuou na defesa de Stalingrado. Após a retirada do Exército Nazista, Tchuikov comandou o avanço soviético, da Polônia até Berlim. Foi promovido a general em 1955 e a membro do comitê central do Partido Comunista da União Soviética em 1961. Serviu no Exército Soviético entre 1917 e 1972 e lutou nas principais campanhas militares do período. Faleceu em 1982.

Editora Contexto
Fundada pelo historiador Jaime Pinsky em 1987, especializada em ciências humanas e dedicada à circulação do saber, a Contexto comemora 30 anos de atividades e acaba de lançar o selo Marco Polo, de romances históricos.

Serviço
Livro: A Conquista de Berlim
Autor: Vassily Tchuikov
Tradução: Roberto Cataldo Costa
Páginas: 256
Preço: R$ 55,00