Do átomo ao buraco negro: Que a leitura esteja com você

Com referências modernas, o autor e divulgador científico Schwarza atrai fãs para as galáxias e faz com que o universo seja mais interessante

Os gregos já tentavam explicar os mistérios e luzes dos céus por meio de histórias que permeiam a literatura até os dias de hoje. Héracles, filho de Zeus, alimentava-se no seio de sua madrasta Hera. Conta-se que ao afastar a criança de seu colo deixou que o leite fosse derramado e assim criou a faixa branca que hoje conhecemos como Via Láctea. Existem muitas explicações de “como” as estrelas e o céu se “formaram”. Faz parte da nossa natureza a obrigação de encontrar respostas por isso continuamos a procurar.

A obra Do Átomo ao Buraco Negro, de Schwarza, divulgador cientifico e criador do canal de youtube Poligonautas – com mais de 700 mil seguidores, ajudará muitos fãs das galáxias a responderem todas as dúvidas sobre átomos, estrelas, buracos negros e curiosidades.

Há 13,8 bilhões de anos que vivemos curiosos com o que existe nas galáxias. A indústria cinematográfica, em especial George Lucas, foi magistral em criar uma imagem repleta de detalhes para o nosso imaginário. Poucos se perguntam se é assim mesmo, mas será que é? Na verdade o cinturão de asteroides existente entre Marte e Júpiter tem grandes espaços separando os objetos, nada parecido com o que vemos na cena em que a Millennium Falcon tem que desviar de diversos amontoados na saga, Star Wars: O Império Contra-Ataca.

O livro é extremamente divertido e educativo, com muitas revelações sobre planetas bizarros, como exemplo um feito de diamante, sobre o evento das supernovas e as estrelas  magnetar (não é uma nova banda, nem um novo integrante mutante). Ainda, tem informações explicativas e relevantes como o aparecimento do cometa Halley, em 1986, o lançamento dos ônibus espaciais Challenger e Columbia (e suas desastrosas histórias), a participação de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, entre outras curiosidades.

Acontecimentos importantes também são abordados de forma perspicaz. O autor ressalta que mesmo com tantas empreitadas espaciais, o homem ainda não encontrou nenhum lugar fora da Terra com o equilíbrio necessário para que a vida aconteça, então não podemos seguir com a falsa ilusão de que nossos recursos são ilimitados.

Além de conhecer Carl Sagan, o cientista que popularizou e fez com que muitos gostassem de ciência, o leitor entenderá o porquê a astronomia e o universo conseguem despertar tanta paixão e interesse. Schwarza ensina sobre 65 objetos celestes descritos com muita sagacidade e descontração, conta histórias da mitologia grega, faz referências a personagens de cinema, desenhos famosos e vídeo game com o propósito de que o conhecimento seja o ponto de partida para a reflexão sobre os fenômenos que vão além do que os olhos podem ver.

 “Espero que essa obra faça por você o mesmo que a astronomia fez por mim: ela redefiniu minha concepção de tempo, existência e humildade”.

Sobre o autor
Schwarza é divulgador cientifico e criador do Poligonautas, canal de Ciência e Astronomia no YouTube, com mais de 700 mil seguidores. Estudou Astronomia Geral, Dinâmica e Evolução Estelar e Reconhecimento do Céu na Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica (EMA). É associado pela Sociedade Astronômica Brasileira e viaja pelo Brasil com o intuito de descomplicar a astronomia.

Ficha Técnica
Não ficção; astronomia
ISBN: 978-85-422-1335-5
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 272
Preço: R$ 43,90