História do Homem, nosso lugar no universo

O livro encerra a trilogia composta por História do Universo e História da Vida e apresenta a versão da ciência através dos séculos acerca da origem da espécie humana e de sua relação com o cosmos

“Qual o nosso verdadeiro lugar no Universo?”. “Qual a nossa importância cósmica?”. “Qual o significado de nossas vidas?”. É a partir das descobertas científicas ao longo do tempo que o autor Edmac Trigueiro pretende responder a essas e muitas outras questões. Dividida em três partes – O Universo e o HomemA Vida e o Homem e O Homem – a obra traz um panorama histórico natural amplo, discorrendo desde a formação do Universo a partir do Big Bang, até o surgimento da espécie, passando pelo quadro geral da evolução das espécies.

O homem é apresentado, antes de mais nada, como parte do todo, do infinito Universo que nos cerca e que ainda é, em grande parte, misterioso para nós. “Tudo no Universo está ligado. Não há estruturas que se desconectam. Somos ligados às estrelas do firmamento muito mais do que suspeitávamos. Temos uma profunda ligação com a natureza e um relacionamento muito antigo e duradouro com o cosmos. Não sabemos se somos frutos de uma reencarnação espiritual, porém somos, com certeza, produtos de uma reencarnação atômica.” (pgs. 43,44)

Apesar dos temas científicos, a narrativa é envolvente e traz constatações de séculos atrás e recentes sem perder a fluência do texto. Cosmologia, Astronomia, Biologia, Evolução, Antropologia, Origens, Hominídeos e Acaso são os assuntos presentes na obra para embasar a teoria do surgimento da existência humana e seu lugar no universo. Edmac Trigueiro percorreu, durante anos, as melhores bibliotecas e artigos acadêmicos e a conclusão que partilha com o leitor ao longo dessa instigante travessia é a de que, em pleno alvorecer do século XXI, a ciência já dispõe de algumas respostas para todos esses mistérios que acompanham a humanidade desde antes da Grécia Antiga.

Na primeira parte do livro, O Universo e o Homem, o cosmos é apresentado em sua dimensão infinita e dinâmica em comparação a insignificância e casualidade do surgimento da espécie humana. Em A Vida e o Homem, traça-se uma linha do tempo do desenvolvimento da Terra, até o aparecimento dos primeiros seres vivos. Evolução das espécies, genética e globalização são alguns dos temas discutidos. Já em O Homem, a obra traz cenário amplo das infinitas espécies que habitam nosso planeta situando a humana apenas como mais uma delas: “Tudo isso serve de alerta para nos conscientizarmos de que não somos uma espécie superior às demais”. (p. 123).

História do Homem, nosso lugar no universo é, além de fonte inquestionável de conhecimento, um convite para olhar a existência humana com olhos mais lúcidos e postura mais responsável.

Sobre o autor
Edmac Trigueiro tem 48 anos e mora em Fortaleza com a mulher, três filhos, duas cadelas e um casal de calopsitas. Trabalha no Ministério Público Federal e é autor de três livros, História do Universo, História da Vida e História do Homem. Quando não está trabalhando ou escrevendo, gosta de nadar no mar e participar de corridas de rua.