Julio Verne: Nova Fronteira lança box Grandes Obras na coleção Clássicos Light

Seja de barco, de balão ou com a imaginação, os livros de aventura fazem leitores de diversas idades viajarem no prestígio de uma boa história. Com três títulos consagrados do romancista francês Julio Verne, a editora Nova Fronteira lança o box Grandes Obras de Julio Verde, com os títulos Vinte mil léguas submarinasVolta ao mundo em 80 dias A ilha misteriosa. As obras, que renderam adaptações no teatro e cinema no século XX, estão agora reunidas em capa dura na edição Grandes Obras de Julio Verne, com suas narrativas cuidadosamente reduzidas.

Julio Verne é considerado até hoje pelos críticos literários como o inventor do gênero de ficção científica, por ter dado um prognóstico de avanços tecnológicos, como submarinos e máquinas voadoras, em algumas de suas obras. O autor francês é um dos escritores cujas obras obtiveram mais traduções em toda a história. Segundo estatísticas da UNESCO, foram feitas em 148 línguas, tendo escrito mais de 100 livros.

O Box Grandes Obras de Julio Verne faz parte da Clássicos Light, uma coleção que propõe tornar grandes obras literárias mais acessíveis a todos os leitores. Não se trata de resumo nem de trechos escolhidos, mas do próprio texto cuidadosamente reduzido, de forma a deixar intacto o fio da narrativa, o tom, o estilo e o ritmo do autor.

Vinte mil léguas submarinas
Em determinada época de sua vida, Verne pôde fazer uma viagem aos Estados Unidos de iate, oportunidade na qual aproveitou para escrever Vinte mil léguas marinhas. Capitão Nemo é o condutor do engenhoso submarino chamado Náutilos. Ele e sua tripulação cortam relações com a humanidade e, assim, vivem somente com o que o mar lhes dá. Náutilos é completamente autônomo do meio terrestre e movido à eletricidade.

Quando o capitão começa a provocar desastres em navios e embarcações, a humanidade começa a acreditar na existência de uma quimera, e a partir daí se inicia uma caçada ao “monstro” dos mares. Durante meses, percorrem milhares de quilômetros (as “léguas” as quais o título sugere) sob as águas, passando por variados lugares e aventuras.

Volta ao mundo em 80 dias
Com duas adaptações no cinema e na televisão, Volta ao mundo em 80 dias conta sobre as aventuras vividas pelo senhor inglês Phileas Fogg na tentativa de navegar o mundo em 80 dias.

Durante um jogo de cartas no Reform Club de Londres, Phileas aposta com seus amigos que conseguirá dar a volta completa ao mundo em 80 dias. Todos acham um absurdo, mas acabam cedendo ao jogo. Phileas garante estar naquela mesma sala depois do tempo estabelecido, caso contrário, as 20 mil libras de sua conta bancária passarão a pertencer aos seus cinco parceiros de jogo. Nesse desafio, ele conhece diversas culturas, viajando de diferentes formas: navio, trenó, trem e até de elefante, vivenciando muitas peripécias. A obra é considerada um dos melhores romances de Julio Verne desde a sua publicação, em 1873.

A ilha misteriosa
Em A ilha misteriosa, o autor conta a história da fuga de um grupo de cinco prisioneiros da Guerra Civil Americana que acabam descobrindo uma ilha no Oceano Pacífico, e a partir de então, passa a viver aventuras e desafios. Após a queda do balão que usaram para fugir, o grupo tenta sobreviver e passar pelos afrontamentos da natureza.

Mais tarde, encontram uma garrafa no mar com um pedido de socorro e resolvem usar o barco que construíram para chegarem à ilha mencionada no pedido. É nesse ponto da obra que o autor começa a relação com seu outro livro Vinte mil léguas submarinas e perpassa uma aventura após a outra até o desfecho. O título original é Les voyages extraordinaires, e a primeira publicação é de 1874. O livro foi traduzido e lançado no Brasil, pela primeira vez, em 1909.

Box Grandes Obras de Julio Verne
Autor: Júlio Verne
ISBN: 9788520932933
Páginas: 992
Formato: 15,5 x 23 cm
Preço: R$ 129,90

Sobre a Nova Fronteira (@novafronteira)
Fundada em 1965, a Nova Fronteira é referência em qualidade editorial, além de ser uma das editoras mais respeitadas do país. Seu catálogo de excelência conta com cerca de 2.000 títulos de autores consagrados da literatura nacional (João Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Mário de Andrade, Rubem Fonseca, Nelson Rodrigues, Carlos Heitor Cony, Caio Fernando Abreu, Millôr Fernandes) e internacional (Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, T.S. Eliot, Bertrand Russell), assim como traduções primorosas de clássicos universais (Barbara Heliodora, Ivo Barroso, Ivan Junqueira). A Nova Fronteira é também reconhecida por sua forte atuação nas adoções escolares, com grandes nomes da literatura brasileira para crianças e jovens (Maria Clara Machado, Sylvia Orthof, Roger Mello, Walmir Ayala, Rui de Oliveira) e as obras de referência do principal gramático brasileiro, Evanildo Bechara.