Mestre das Marés – segundo romance da série As Lições do Matador, de Roberto Causo

As Lições do Matador é a série número um de space opera militar na ficção científica brasileira. Em Mestre das Marés, o segundo livro da série (e que pode ser lido separadamente, sem prejuízo ao leitor), o Capitão Jonas Peregrino e seus Jaguares combatem robôs exterminadores nas vizinhanças do buraco negro Firedrake e se aventuram nas entranhas de um planeta devastado, em busca dos segredos de um artefato alienígena causador de efeitos nunca testemunhados antes.


Posicionado um pouco abaixo do plano galáctico central e a dezenas de milhares de anos-luz da Terra, existe um buraco negro.

Para os cientistas humanos, essa estrela desmoronada sobre si mesma e com altíssima densidade era chamada de Firedrake, o dragão que respira fogo. Mas os alienígenas conhecidos como o Povo de Riv têm outro nome para ele: Agu-Du’svarah, “O Mestre das Marés”.

Quando uma estação internacional de pesquisa é atacada pelas naves-robôs dos misteriosos alienígenas chamados tadais, o Capitão Jonas Peregrino e os seus Jaguares, a mais inovadora unidade de operações especiais, são enviados para resgatar os sobreviventes.

Mas os cientistas encontraram uma impossível máquina tadai instalada nos subterrâneos do planeta em que se refugiaram, um mundo devastado pela maior força energética conhecida no universo: o jato relativístico de partículas aceleradas pelo buraco negro.

Tanto os cientistas quanto Peregrino querem os segredos do dispositivo tadai que anula vibrações sísmicas e mantém a estabilidade em torno da máquina desconhecido. Mas para chegar a ela, precisam passar por um esquadrão de robôs-exterminadores.

O destacamento liderado por Peregrino luta nos subterrâneos do planeta e as naves Jaguares seguram os agressores tadais na órbita elevada — enquanto corre a contagem regressiva para mais um jato relativístico fatal.

Elogios antecipados a Mestre das Marés
Com sua competência habitual, Roberto Causo conduz o leitor através de uma envolvente aventura interestelar. O Capitão Peregrino e sua equipe dos Jaguares penetram num sistema estelar destruído por um buraco negro gigante. Contando com o benefício das descobertas mais recentes da Astrofísica e dos telescópios espaciais, o autor nos brinda com mais um exemplo notável da new space opera.”

Jorge Luiz Calife, autor da Trilogia Padrões de Contato e Angela entre dois Mundos.

Amálgama delicado de poesia clássica e ficção científica contemporânea, Mestre das Marés mostra-nos um Causo bem mais maduro do que em obras anteriores, com amplo domínio dos aspectos científicos do enredo … Constata-se, a cada novo livro, a evolução do autor, que se firma com segurança como um dos pilares da ficção científica brasileira.”

Henrique Flory, autor de Evolução e O Elo.

Título: Mestre das Marés
Autor: Roberto de Sousa Causo
Capa: Vagner Vargas
Editora: Devir Brasil
Número de páginas: 288
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-8575326688

Sobre o Autor
Autor de mais de 80 histórias publicadas em 11 países, Roberto Causo é um dos mais experientes escritores brasileiros de ficção científica e fantasia. Escreveu os romances A Corrida do Rinoceronte, Anjo de Dor, Mistério de Deus e Glória Sombria: A Primeira Missão do Matador (finalista do Prêmio Argos do Clube de Leitores de Ficção Científica). É ganhador do Projeto Nascente, da Universidade de São Paulo, com O Par: Uma Novela Amazônica.