O CRIME COMO GÊNERO NA FICÇÃO AUDIOVISUAL DA AMÉRICA LATINA

O livro  O crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina lança um olhar sobre o crescimento da produção original de gênero policial e de suspense no cinema e na ficção seriada  latino-americana, analisando o imaginário de obras recentes, resgatando sua relação com seu contexto histórico e sua identidade perante as produções hollywoodianas. Esta análise privilegia os três países que são os maiores produtores, Brasil, Argentina e México, mas se estende também à produção de Cuba, Colômbia (bastante expressiva neste segmento) , Chile e Estados Unidos. A obra é resultante de um projeto de pesquisa de pós-doutoramento na ECA USP e de pesquisas anteriores sobre gênero ficcional.

As narrativas criminais cinematográficas latino-americanas sempre giraram em torno do crime organizado, e não das corporações policiais, pouco respeitadas. Filmes como Cidade de Deus, Nove Rainhas e Amores Perros só reafirmaram essa questão cultural, reforçada ainda por filmes como Tropa de Elite, La Hora Cero, La Zona, Presos.

Seus temas expressam o recrudescimento de governos repressivos e de sentimentos conservadores de uma classe média que se sente ameaçada, as cidades superpopulosas, as favelas e periferias , os crescentes conflitos do sistema penitenciário, o narcotráfico, as operações paramilitares e  as insurreições armadas, além das diásporas religiosas e étnicas. As linhas tênues entre o bem e mal, a idealização do marginal como herói e revolucionário, a mulher fatal e sedutora como protagonista perigosa e ao mesmo tempo desejável, a violência e a exclusão social integram essas cenas da vida contemporânea. Séries como O Mecanismo, O Marginal, Sr. Ávila e La Niña são também painéis representativos do que significa viver hoje em uma grande cidade latino-americana.

Titulo: O CRIME COMO GÊNERO NA FICÇÃO AUDIOVISUAL DA AMÉRICA LATINA
Autora:    Jornalista Luiza Lusvarghi
Editora/Selo: Appris
ISBN: 978-85-473-2000-3 (Livro)
Número da Edição: 1ª
Número de Páginas: 149
Preço de Venda: R$ 49,00 (físico) // R$ 22,00 (E-book)
Idioma: Português
Ano da Edição: 2018

Luiza Lusvarghi é pesquisadora de cinema e audiovisual, professora da Pós-Graduação da FMU, diretora da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, membro do Coletivo Elvirasde críticas de cinema. É autora de De MTV a Emetevê (2007), Cinema Nacional e World Cinema (2010). Organizou a coletânea Cinema, Representação e Relações de Gênero (2018) com diversos autores, coordena os grupos de pesquisa de Cinema (Intercom), e da Alaic (Associação Latino-Americana de Investigadores de Comunicação).