O mundo de gelo e fogo: A história não contada de Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo

O mundo de gelo e fogo apresenta uma bela introdução à obra-prima de George R.R. Martin. Esta nova edição de luxo, ricamente ilustrada – com mais de 170 imagens coloridas –, oferece relatos vívidos de batalhas épicas, rivalidades amargas e rebeliões audaciosas que levaram aos acontecimentos de “As Crônicas de Gelo e Fogo” e, posteriormente, de sua adaptação para a TV, Game of Thrones, da HBO. Parceiros há anos, Martin contou com a colaboração de Elio M. García Jr. e Linda Antonsson, fundadores do renomado site Westeros.org – e talvez as únicas pessoas que conheçam esse mundo quase tão bem quanto seu visionário criador. O volume traz também um pôster exclusivo com a árvore genealógica das principais famílias de Westeros – Stark, Tully, Arryn, Greyjoy, Lannister, Martell, Tyrell, Baratheon e Targaryen – e seus cruzamentos.

O narrador é Yandel, humilde meistre da Cidadela, que, em suas próprias palavras: “assumo o posto de pedreiro, entalhando o que sei para colocar mais uma pedra no grande baluarte do conhecimento que vem sendo construído ao longo dos séculos dentro e fora dos limites da Cidadela – um baluarte erguido por incontáveis mãos que vieram antes e que, sem dúvida, continuará a crescer com a ajuda de incontáveis mãos que ainda virão”.  Seu objetivo é fazer algo novo e notável a partir das obras‐primas de meistres mortos há muito tempo. Este livro registra uma história de feitos corajosos e cruéis, de pessoas familiares e estranhas, e de terras próximas e distantes.

O livro reúne, assim, todos os conhecimentos acumulados, as especulações eruditas e os relatos folclóricos recolhidos por meistres, septões e cantores. É uma crônica que atravessa a Era da Aurora e a Era dos Heróis; se inicia com os filhos da floresta, a vinda dos Primeiros Homens até a chegada de Aegon, o Conquistador; o estabelecimento do Trono de Ferro, por Aegon, até a Rebelião de Robert e a queda do Rei Louco, Aerys II Targaryen – o que nos leva às disputas entre Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen que atualmente acompanhamos com emoção e ansiedade.

Sobre o autor
George R.R. Martin nasceu em 1948 em Nova Jersey e é formado em jornalismo pela NorthWestern University, em Chicago. Publicou sua primeira história de ficção científica, The Hero, em 1971, e logo se firmou como escritor de rara qualidade, ganhando três Hugos, dois Nebulas e o Prêmio Bram Stoker. Passou dez anos em Hollywood como roteirista e editor de histórias nos seriados de TV The Twilight Zone (no Brasil, Além da Imaginação) e Beauty and the Beast – neste último como roteirista e produtor. Depois, iniciou sua fantástica série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que deu origem ao sucesso da HBO – Game of Thrones. A série conta até agora com os títulos A guerra dos tronos, A fúria dos reis, A tormenta de espadas, O festim dos corvos e A dança dos dragões, todos publicados pela LeYa. Outros livros do autor lançados pela LeYa são: A morte da luz, A filosofia de Tyrion Lannister, O cavaleiro dos Sete Reinos, O dragão de gelo, Sonho febril, Mulheres perigosas, Caçador em fuga, a série Wild Cards e as graphic novels O cavaleiro andante, A espada juramentada e A guerra dos tronos (volumes I, II, III e IV).                                                            

O MUNDO DE GELO E FOGO
Autor: George R.R. Martin
Tradução: Marcia Blasques
LeYa | 336 páginas | R$ 179,90