O que esperar do filme “A noite devorou o mundo”

Fonte: dreadcentral.com

A Noite Devorou o Mundo é mais um lançamento cinematográfico recente no Brasil em julho de 2018, sobre o mundo dos zumbis, mas este novo filme traz vários elementos diferentes, os quais o destacam entre as principais produções de zumbis lançadas nos últimos anos. A nota em geral do filme seria de 7/10, o que pode ser considerado acima da grande maioria dos filmes lançados. Entre eles temos o principal diferencial: este é um filme francês e se passa em Paris, o que difere do fato de grande parte dos filmes sobre zumbi serem lançamentos americanos. O filme foi baseado no livro do mesmo nome, no qual o personagem principal precisa aprender a sobreviver tanto fisicamente como emocionalmente em um mundo com poucos recursos para se manter vivo e feliz. Abaixo falamos mais sobre este filme e outros clássicos do mundo dos zumbi. Veja também o trailer:

Curiosidades sobre o filme

Fonte: film-book.com/

Como um bom filme de zumbi, somos apresentados a dois desafios principais: ver os personagens sobrevivendo aos zumbis como também sobrevivendo aos outros humanos. Este é um exemplo clássico desta temática de fim de mundo. No filme francês, temos Sam acordando depois de uma festa no seu apartamento. Ele então percebe que um exército de zumbis invadiram as ruas de Paris e inicialmente, ele seria o único sobrevivente. Sam então tenta sobreviver aos dois desafios se mantendo no seu apartamento. Como curiosidades temos a primeira atuação dos atores, entre eles: o ator norueguês Anders Danielsen Lie, que nasceu em Oslo e tem 39 anos de idade. Além disso foi filmado em duas línguas, tendo a versão original tanto em francês como em inglês. E o diretor francês Dominique Rocher traz uma visão mais profunda e existencialista quando comparado com as produções de ação comuns de zumbis. Enquanto a ação acontece do lado de fora, Sam está preso em seu apartamento com os seus pensamentos sobre a sua visão da vida e da morte, o que é com certeza um ponto de vista bem francês de fazer cinema.

Como os zumbis são representados na cultura atual

Fonte: vamers.com/

Acima citamos o fato dos zumbis serem elementos constantes nas produções cinematográficas americanas, sendo apresentados de diversas maneiras e também em outras formas de mídias, entre eles: livros, quadrinhos e jogos. Existem vários livros sobre zumbis, entre eles: Apocalipse Z (2010) de Manel Loureiro, o qual fala sobre o final do mundo numa cidade da Espanha, contando a história do ponto de vista de um advogado que deixa seus registros em um blog. Tem também o livro Guia de Sobrevivência a Zumbis, de Max Brooks, o qual traz várias dicas práticas de como sobreviver em um mundo infestado por zumbis. Já no mundo dos jogos, o recente jogo da Capcom Resident Evil 7: Biohazard (2017), como também toda a série Resident Evil, mergulha os jogadores num mundo de zumbis, tentando sobreviver. Na lista de jogos casuais, Lost Vegas é um slot disponível na Betway, o qual pode ser considerado um jogo peculiar misturando a cidade de Las Vegas com o mundo dos zumbis – o próprio Elvis Presley sendo um deles. Entre os jogos para mobile, no Zombie Tsunami se joga do outro lado da história, controlando ao máximo os zumbis e suas habilidades. Por fim em relação aos quadrinhos, a série mais bem sucedida no mundo dos zumbis, The Walking Dead de Robert Kirkman já está em sua nona temporada. O conteúdo foi adaptado para televisão durante quase 10 anos, estando renovado para mais uma temporada na emissora AMC.

Guia de melhores filmes para fazer maratona com a temática de zumbis
Se você gostou das recomendações de livros, jogos e quadrinhos, vamos recomendar alguns filmes para que você possa assistir junto com o A noite devorou o mundo. O 28 Days Later, um clássico, tem Londres de cenário para a ação dos zumbis. World War Z (2013) mostra um agente americano tentando parar o ataque dos zumbis no mundo inteiro. E o romântico Meu namorado é um zumbi é a primeira comédia romântica com a temática. Com esta seleção de filmes fica fácil ter uma maratona com a temática de zumbis.

Esperamos que vocês gostem dessas recomendações e naveguem no mundo dos zumbis com tudo o que eles podem te dar, desde muito medo até mesmo boas risadas! Aproveitem para assistir cada um dos filmes, como também ver as outras representações de zumbi na cultura atual. Não deixe de compartilhar e comentar este artigo! Acompanhe a nossa agenda geek para saber dos principais eventos nerd.