Oito jogos de tabuleiro modernos brasileiros mais bacanas dos últimos tempos

Desde o início da década, o mercado de jogos de tabuleiro cresce no Brasil e já movimenta cerca de US$ 250 milhões anuais no país. Na opinião de Aline El Bayeh, sócia do Encounter Board Game Café – um café especializado em jogos de tabuleiro modernos com cerca de 300 títulos, em Pinheiros, zona Oeste de São Paulo -, o Brasil se destacará cada vez mais no cenário mundial pela criação de excelentes jogos nacionais. “Muitos títulos brasileiros vêm ganhando premiações locais e internacionais e sendo lançados no Exterior com sucesso”, afirma.

Conheça 8 jogos criados por brasileiros que, segundo a empreendedora, são ótimos para se divertir com os amigos e iniciar o contato com o hobby.

1- Sheriff of Nottingham – Os jogadores são comerciantes que precisam declarar seus produtos no Portão da Cidade, sob vigilância do Xerife de Nottingham. Se ele flagrar mentirosos e trapaceiros, confiscará os produtos para si mesmo. Para triunfar sobre os outros comerciantes vale tudo – honestidade, blefe e acordos com esse nada honesto xerife. Criado pelos designers Sérgio Halaban e André Zatz, com lançamento de 2014.

2- Duelo: Jung Fu – Quem será nomeado o novo Mestre Kung Fu? Neste jogo, os participantes devem escolher entre os caminhos do combate ou da reflexão para eliminar seus oponentes ou para vencer com o maior número de duelos. Assinado pelos designers Daniel Silveira, Bruno Podolski, André Osava e Renato Hou, foi lançado em 2016.

3- Quartz – Os jogadores fazem o papel de anões mineradores apaixonados por cristais. Para ser o mais bem sucedido, eles devem extrair cristais da mina e vendê-los, enquanto outros anões tentam atrapalhá-los com trocas injustas, furtos e explosões com cristais instáveis. Dos designers Sérgio Halaban e André Zatz, de 2015.

4- Encantados – Cada jogador assume o papel de um jardineiro que precisa povoar seu jardim com as mais incríveis criaturas mágicas. O lance é usar a seu favor as habilidades de cada duende, fada, gnomo, mandrágora, goblin e kobold para se sobressair sobre os outros jogadores. Lançado em 2016 pelos designers Fel Barros e Sheamus Parkes.

5- Drillit – Neste jogo cooperativo, os jogadores fazem parte da tripulação de Gnomos contratados para garimpar cristais preciosos. Mas é preciso que escapem da Montanha de Cristal antes que os Goblins destruam o tanque de mineração. E não será fácil. Dos designers Lucas Pereira, Pedro Nastari, em lançamento de 2016.

6- Dogs – Sob medida para quem ama pets. Aqui, cada jogador é dono de um canil e seu objetivo é transformá-lo no maior e mais confortável abrigo para cães da cidade, salvando animais, administrando e investindo no canil. Do designer Marcos Macri, lançado em 2013.

7- Blacksmith Brothers – Os jogadores fazem o papel de irmãos ferreiros com a ambição de se tornarem os melhores forjadores de armas do reino. Será preciso garimpar matéria prima, forjar e vender armas para o maior número de nobres possível. Do designer Nicholas Paschalis, de 2016.

8- Space Cantina – A Federação Intergaláctica aprovou a construção do maior complexo comercial do Universo, o Space Cantina. Nele, cada jogador administra seu restaurante, contratando funcionários e atendendo aos mais variados tipos de clientes – sujeitos legais como aliens, ciborgues e robôs. Dos designers Warny Marçano e Fel Barros, de 2016.

Quer jogar? Todos os 8 games da lista podem ser jogados no Encounter –e alguns deles podem até ser comprados no local.

Serviço
Encounter Board Game Café
Endereço: Rua dos Pinheiros 1022 – São Paulo
Reservas: 11. 99991.8178
Funcionamento: Quartas-feiras e quintas-feiras: 18h às 00h/ Sextas-feiras: 18h às 02h/ Sábados: 17h às 02h/ Domingos: 15h às 23h

Sobre o Encounter Board Game Café
Fundado em dezembro de 2016 por Aline El Bayeh e Rafael Sales, o Encounter Board Game Café oferece jogos de tabuleiro modernos e gastronomia para quem procura uma nova opção de entretenimento e boa comida. Localizado em São Paulo, em um espaço aconchegante e contemporâneo no bairro de Pinheiros, o Encounter conta com mais de 300 títulos de board games para grupos de amigos e famílias, com preço acessível por jogador, comidinhas especiais e carta de drinks, vinhos e cervejas artesanais. Além disso, o local oferece toda infraestrutura necessária para realização de eventos corporativos. Mais informações em https://goo.gl/PNZsuh