PIECES – Partes do Todo

Mario Cau (“Terapia”, “Dom Casmurro”, “Morphine”) retoma a série que o lançou ao mercado de HQs brasileiro e internacional como autor: Pieces, sendo ele autor do roteiro e da Arte. Um olhar poético sobre os pequenos pedaços que constroem a vida, seus encontros e desencontros, desejos, corações partidos e amizade. São peças de um quebra-cabeça que desconhecemos por completo.

A autobiografia se encontra e se mistura com o relato ficcional em histórias que convidam o leitor a se perguntar “o que acontece antes e depois daquele pedacinho de vida?” Segundo o autor, trata-se de experimentos de “auto-ficção (não)biográfica”.

Toda pessoa é um universo inteiro por dentro e a vida, uma riquíssima colcha de retalhos: é feita de momentos que podem parecer fugazes, mas que carregam sentimentos e experiências que nos fazem ser quem somos.

E nós mesmos, inteiros ou aos pedaços, somos parte de algo maior. Somos parte do todo.

Citação de Fábio Coala (autor de “O Monstro”)
As histórias que você está prestes a ler lhe parecerão extremamente familiares, como reencontrar velhos amigos, sentimentos esquecidos ou seu próprio reflexo num espelho. Falam de vidas que se tocam, que se afastam, que se perdem e, o mais importante, que seguem.

Ler “Pieces” é como ouvir uma boa música, daquelas que te levam pra longe no espaço e no tempo, ou que vão tão fundo a ponto de tocar sua alma.”

Sobre o autor
Quadrinista e ilustrador, um artista compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Formou-se em Artes Visuais pela Unicamp. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte.

Começou sua produção autoral com a série “Pieces”, sobre os pequenos momentos poéticos do cotidiano, convidando o leitor a uma reflexão sobre os mesmos. Desde o começo de sua carreira, participa de várias revistas e antologias no Brasil e no exterior, como desenhista, roteirista e editor. Foi membro do premiado coletivo independente Quarto Mundo e da Front.

Entre 2008 e 2016 sua produção e presença em eventos foi grande. Publicou pela Balão Editorial a edição especial “NÓS – Dream Sequence Revisited” e colaborou em projetos como “MSP+50”, “Mônica(s)”, “Ícones dos Quadrinhos”, “Heavy Metal”, “Café Espacial”, “Nanquim Descartável”, “Cripta do Shogum”, “O Gralha”, entre muitos outros.

Ilustrou a adaptação de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, com roteiro de Felipe Greco. Obra contemplada pelo edital ProAC e publicada pela Devir, Dom Casmurro venceu o Prêmio Jabuti e o Troféu HQMIX na categoria “Adaptação para Quadrinhos”.

Produz a série de webcomic “Terapia”, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Terapia ganhou duas vezes o Troféu HQMIX na categoria “Web Quadrinho”. “Terapia Vol. I”, primeiro volume impresso, foi publicado pela Editora Novo Século através de financiamento coletivo.

Em 2015, recebeu o Troféu Angelo Agostini na categoria “Melhor Desenhista”.

Entre seus trabalhos mais recentes destacam-se as graphic novels “Morphine” e “Quando a noite fecha os olhos” (esta com roteiro de André Diniz). Pela Marsupial/Jupati, participou de “Feitiço da Vila” e “Aqui e Acolá”. “Pieces: partes do todo” é sua primeira graphic novel autoral pela editora.

Atende diversos clientes, entre editoras, agências de publicidade e produtoras culturais. Também é professor de História em Quadrinhos e Ilustração na Pandora Escola de Artes em Campinas, onde reside com sua esposa.

“Pieces – Partes do Todo”
80 páginas em preto e branco
Capa cartonada colorida
Roteiro e arte de Mario Cau
Publicado pelo selo Japuti Books
2016