Até 01/11: TAOTB® DC SUPER HEROES: estreia a maior exposição mundial de Lego® na OCA, em São Paulo

Criada pelo artista Nathan Sawaya com mais de 2 milhões de blocos LEGO®, a Mostra será exibida na OCA em São Paulo e faz parte da celebração, em 2019, do aniversário de 80 anos de Batman

Após o enorme sucesso na Europa, a celebrada exposição de arte contemporânea THE ART OF THE BRICK®: DC SUPER HEROES fez a sua estreia na OCA – Museu da Cidade de São Paulo nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, onde ficará em curta temporada até novembro. Juntamente com a Warner Bros. e a DC Entertainment, o célebre artista NathanSawaya criou a maior coleção de arte inspirada na Liga da Justiça da DC, incluindo Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha, ao lado dos super vilões da DC como o Coringa e  Arlequina, entre outros.

O Brasil será o primeiro país a receber a exposição após a temporada na Europa – onde foi visitada por mais de meio milhão de pessoas em Madri, Londres e Paris – em mais uma realização da PEEB Experiências Culturais. A exposição conta com a patrocínio da Qualicorp e apoio do Ministério da Cidadania e da Colgate.

Em toda a série de galerias imersivas, SUPER HEROES exibe as interpretações de Sawaya sobre personagens, veículos e ambientes encontrados em toda a mitologia DC Super Heroes, incluindo transformação e reinvenção, força e fraqueza, assim como o bem contra o mal. Na temporada brasileira, haverá um aplicativo exclusivo da exposição, que transformará o smartphone dos visitantes em um audioguia, por onde poderão se aprofundar na história e particularidades de cada obra.

Para as crianças e adultos que gostam  de LEGO®Sawaya é um super herói. Na última década, o ex-advogado que virou artista elevou o brinquedo à condição de obras de arte altamente procuradas e inspirou incontáveis ​​crianças a pensar “fora da caixa”. Sawaya voltou-se para as histórias de super-heróis para sua própria inspiração nesta exposição – que apresenta esculturas de LEGO® que emulam os personagens, veículos, ambientes e temas lendários que estão presentes na mitologia da DC.

A exposição THE ART OF THE BRICK®: DC SUPER HEROES será montada em uma área de 2.282 metros quadrados para incluir as mais de 130 peças originais, criadas exclusivamente com blocos LEGO®, incluindo um Batmóvel em tamanho real (5,5 metros) e construído a partir de meio milhão de peças.  Sawaya capturou em escala real alguns dos mais emblemáticos Super-Heróis e Super Vilões de DC, explorando mais de 80 anos de história.

“Estou extremamente empolgado em trazer a nova exposição de super-heróis para o Brasil durante a celebração global do 80º aniversário do Batman. Esta coleção de arte se concentra em heróis e vilões, e as esculturas neste show são uma interpretação criativa das emoções que esses temas podem evocar. Quando THE ART OF THE BRICK® fez uma turnê pelo Brasil há alguns anos, a resposta e entusiasmo do público foi esmagadora. Estou ansioso para estar em São Paulo na abertura para ver como esta turnê é recebida”, diz Sawaya.

“Quando criança, passava as manhãs de sábado sentado no chão brincando com LEGO® e assistindo os desenhos animados da DC Super Friends. Eu imaginava que as pessoas na minha cidade de LEGO® teriam super poderes e poderiam derrotar qualquer inimigo do mal – o que geralmente significava as bonecas da minha irmã. Então, essa nova coleção de obras de arte é um sonho que se tornou realidade para mim. É uma honra re-imaginar esses personagens seminais e histórias de uma maneira nova, através do meu meio de escolha”, completa Sawaya.

“Estamos muito empolgados em continuar nossa parceria com Nathan nesta exclusiva e fascinante exposição global, que combina ícones da DC com a LEGO®, em uma experiência de entretenimento imersiva”, diz Peter van Roden, vice-presidente sênior da Global Themed Entertainment da Warner Bros. Consumer Products. “Se você é fã de quadrinhos, fã de LEGO® ou fã de arte, há algo para todos nessa exposição autoral”.

A exposição THE ART OF THE BRICK®: DC SUPER HEROES  é uma parceria com a Warner Bros. Consumer Products e a DC Entertainment e está alinhada com a disciplina criativa da exposição original de Sawaya, The Art of the Brick®, vista por milhões de pessoas em mais de 75 cidades em seis continentes. Premiada e recordista de público, foi classificada pela CNN como uma das “Exposições obrigatórias” do mundo.

O universo mágico de Nathan Sawaya já é conhecido dos brasileiros – em 2017 a exposição The Art of The Brick® passou pelo Brasil, com montagens em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro (duas temporadas) e Campinas, ganhando elogios da crítica especializada, que elegeu a exposição como um dos principais eventos do ano em sua área, e atraindo um público em todo o país de mais de meio milhão de pessoas.

Sobre Nathan Sawaya

Nathan Sawaya é um artista aclamado que cria obras de arte inspiradoras com um brinquedo. Sua arte se concentra em esculturas de grande escala usando apenas blocos LEGO®. Sawaya foi o primeiro artista a levar a LEGO® para o mundo da arte e sua exposição itinerante THE ART OF THE BRICK®, entreteve e inspirou milhões de amantes e entusiastas da arte em todo o mundo.

Natural da cidade norte-americana de Colville, no estado de Washington, Nathan Sawaya hoje é um artista premiado, que divide seu tempo entre os estúdios que possui nas cidades de Nova York e Los Angeles. Formado em Direito, tendo atuado como advogado corporativo, ele descobriu os tijolinhos de brinquedo como forma de arte em 2002, desenvolvendo desde então um trabalho divertido, mas extremamente meticuloso, uma arte que joga com material, cor, movimento, luz e perspectiva. Recebeu inúmeros prêmios e honrarias, que reconhecem seu trabalho como uma nova dimensão da Pop Art e do Surrealismo, como o Unique Awards em 2011, que reconhece artistas únicos com um trabalho não tradicional.

Incluído em uma lista da Forbes, Sawaya começou a trabalhar com as peças de brinquedo para aliviar o stress de ser advogado corporativo em Manhattan. Construiu esculturas de todos os tipos, incluindo um autorretrato, e viu sua popularidade crescer rapidamente. Desde então, tem sido destaque em alguns dos principais talk shows e programas de notícias nos Estados Unidos, incluindo o The Today Show, o Late Night with David Letterman, o The Colbert Report e o CBS Sunday Morning.

Sawaya já expôs nas principais galerias do mundo, incluindo a Time Warner Centre em Nova York, o Art and Culture Centre em Hollywood e a Spot Gallery em Paris. Sawaya é tão apaixonado por sua arte que tem uma tatuagem do brinquedo em seu pulso esquerdo. O artista lançou ainda dois livros best-sellers e é constantemente convidado para palestras, além de ser um dos nomes mais pesquisados no Google Zeitgeists.

Para mais informações sobre Nathan Sawaya e sua obra, visite www.nathansawaya.com. Para mais informações sobre The Art of The Brick®, visite www.brickartist.com.

OCA – Museu da Cidade de São Paulo

O local onde a exposição poderá ser visitada é uma atração à parte. Reconhecida e protegida como patrimônio cultural nas esferas estadual, municipal e federal, a construção é parte integrante do conjunto de instalações  projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, construído no Parque Ibirapuera com a perspectiva de permanecer como legado permanente das festividades ali organizadas nas comemorações do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo.

Situada em posição central privilegiada, junto à principal entrada, a construção possui proporções inéditas na cidade, destacando-se tanto pela singularidade de sua volumetria quanto pela surpreendente organização interna, resultante de genial solução estrutural  em concreto armado, proporcionando grande continuidade espacial e impressionantes perspectivas.

DATA:
Até novembro de 2019
LOCAL:
OCA – Museu da Cidade de São Paulo (Parque Ibirapuera)
HORÁRIO:
Terça-feira a Sexta-feira das 09h00 às 20h00 (Fechado às 2ª feiras) / Sábados e Domingos das 09h00 às 19h00
CLASSIFICAÇÃO:
Livre
PREÇOS: R$ 40,00 (INTEIRA) / R$ 20,00 ( MEIA)