Trabalhando com o Inimigo

No mundo corporativo, com frequência precisamos conviver e trabalhar com pessoas das quais discordamos, seja por não ter afinidades ou por desconfiança. Muitos profissionais tendem a se cercar daqueles que pensam de maneira semelhante, optando por ignorar e se afastar dos que pensam diferente, o que não só cria um frágil sentimento de harmonia e coesão, como também pouco contribui para a resolução de conflitos e o avanço nas relações.

Para Adam Kahane, autor do livro Trabalhando com o Inimigo, lançamento da Editora Senac São Paulo, a maneira tradicional como imaginamos a colaboração, isso é, um trabalho harmonioso em equipe, é um fator limitador diante das complexidades de nossa época. Por isso, o autor sugere a adoção de uma nova abordagem: a “colaboração estendida”, que só é alcançada quando abandonamos a noção tradicional de colaboração e a “estendemos”, mesmo em meio à desarmonia e à diferença, aprendendo a dar um passo à frente de cada vez. Isso significa trabalhar com outras pessoas, incluindo nossos oponentes e inimigos.

De acordo com Adam Kahane, é essencial construir consciência dos comportamentos atuais para criar novas condutas   e, para isso, o livro apresenta alguns exercícios para serem praticados ao longo de seis semanas.

A obra é um verdadeiro guia para aprender a conviver com as diferenças em prol de um único objetivo e sustenta que, em todas as esferas, para que as coisas sejam resolvidas, é necessário colaborar.

Sobre o autor
Adam Kahane sempre quis trabalhar com desafios importantes e relevantes. Quando era mais jovem, acreditava que tais desafios eram problemas que poderiam ser resolvidos por especialistas – e queria ser um deles. Formou-se em Física pela Universidade McGill de Montreal, em Economia de Energia e Recursos pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e foi pesquisador na América do Norte, Europa e Japão. Então, trabalhou com planejamento corporativo na Pacific Gas & Eletric Company, em São Francisco (EUA), e foi responsável pelos cenários globais sociais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos na Royal Dutch Shell, em Londres.

Trabalhando com o Inimigo
Autor: Adam Kahane
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 157
Preço: R$ 40