Uma Viagem à América Latina: parceria entre Mauricio de Sousa Produções e Editora Imeph

Na obra, que faz parte da coleção Viagens da Turma da Mônica, o leitor conhecerá, de forma lúdica e divertida, as incríveis e curiosas diferenças da língua espanhola nos 11 países mencionados

A editora brasileira Imeph desenvolveu com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), uma coleção de livros utilizando os personagens da Turma da Monica, voltada para o tema das viagens e do aprendizado de línguas. A primeira obra dessa parceria foi Uma Viagem a Portugal, de 2017.

Essa série tem projeto gráfico e ilustrações criadas pela MSP, pesquisa e texto final do escritor José Santos e desenvolvimento, impressão e distribuição da Editora Imeph.

Uma Viagem à América Latina terá 100 páginas, com 11 capítulos, cada um deles contendo crônicas e verbetes português-espanhol, entre palavras e expressões da língua. Os capítulos são organizados a partir de uma crônica de viagem em cada país, acrescido de curiosidades, textos literários e um mapa. E é ricamente ilustrado com vários personagens que moram no bairro do Limoeiro.

A turma viajante é composta por um grupo seleto de personagens, entre crianças e bichos:  Bidu, Floquinho e Mingau. Mônica, Cebolinha, Cascão, Cascuda, Magali, Franjinha, Jeremias, Dorinha, Luca, Do Contra, Nimbus e Milena, que foi criada em 2017.

Cada um dos onze capítulos é ocupado por um país.  São eles:  México, Cuba, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Turma da Mônica – Uma Viagem à América Latina
Autores: José Santos e Mauricio de Sousa
Preço: R$ 60,00
Páginas: 96
Formato: 20 x 26 cm
ISBN: 978-85-7974-374-0

Sobre os autores
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

José Santos nasceu em 30 de outubro de 1959, numa família de origem portuguesa, em Santana do Deserto, interior de Minas Gerais. Mesmo antes de aprender a ler, já acompanhava nos suplementos dos jornais, as histórias do Horácio, Astronauta e Piteco. E sua alfabetização teve a ajuda desses simpáticos personagens.

Sempre foi fascinado pelo mundo da literatura, mas só começou a escrever para crianças depois do nascimento de seu primeiro filho, em 1995. De lá para cá, publicou várias obras de poesia e de prosa, com temas bem variados como folclore, terror, moda, astronomia, futebol, fábulas, música e língua portuguesa. Com o livro A Divina Jogada, foi premiado com o Jabuti. E com Infâncias, daqui e de além-mar, em parceria com o poeta José Jorge Letria, recebeu o prêmio de melhor livro na categoria Língua Portuguesa, da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, FNLIJ.

Falando em língua portuguesa, o primeiro projeto que José e Maurício fizeram em parceria, foi uma publicação mostrando as diferenças do português falado no Brasil e na Europa, chamado Turma da Mônica: uma viagem a Portugal.

E agora, a viagem se amplia à América Latina, onde a turma do bairro do Limoeiro visita 11 países, da Argentina ao México, para aprender sobre seus costumes, geografia e língua.

Sobre a Editora Imeph
A Editora Imeph atua no desenvolvimento de projetos, assessoria técnico-pedagógica, capacitação de pessoal, promoção de eventos, avaliação discente/docente e produção de livros e materiais didáticos para a área da Educação. Desde 2001, realiza projetos inovadores de Formação voltados para: Educadores Infantis, Professores de Jovens e Adultos, Professores em Educação Inclusiva, Educadores do Ensino Fundamental I e II bem como Formação de Gestores e de alunos monitores.

Edita livros didáticos de reconhecida qualidade. Na área de literatura, edita autores de renome nacional e prioriza a publicação de textos regionais e locais. Dispõe de livros didáticos (2º ao 9º ano) e de Literatura infanto-juvenil que atendem à Lei 11.645/2008 no estudo da temática afro-brasileira e indígena, colaborando para a descoberta da nossa identidade, fortalecimento de nossos valores e valorização de nossa cultura.

Participa do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, com o material estruturado Aprender Construindo e com livros de literatura infantil. A Editora Imeph desenvolve o projeto Nas Ondas da Leitura, em que são trabalhados de forma interativa o desenvolvimento da criatividade, a autonomia de pensamento, a arte em suas diversas manifestações, a escrita e a leitura.