Virginia Woolf ganha versão em áudio para celebrar o Dia da Mulher

Ubook lança neste 8 de março audiolivro “Um teto todo seu”, considerado um dos títulos mais importantes do feminismo

Virginia Woolf é uma das principais escritoras do Movimento Modernista do século XX, famosa por apresentar em suas obras as questões políticas, sociais e feministas. Por isso, não há ninguém melhor do que ela para representar o empoderamento feminino no Dia da Mulher.

Um dos mais conhecidos trabalhos de não ficção de Virgínia Woolf foi Um Teto Todo Seu, um ensaio publicado em 24 de outubro de 1929, baseado em uma série de palestras chamadas “As mulheres e a ficção”, que ela concedeu em outubro de 1928 no Newnham College e Girton College, duas escolas para mulheres na Cambridge University. A obra foi considerada um dos 100 livros mais importantes do século passado pelo jornal francês Le Monde e exerceu grande influência sobre as comunidades feminista e LGBTTT, bem como à literária. E é justamente esta obra que o Ubook, maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina, disponibiliza neste Dia da Mulher, para celebrar a data.

O ensaio é visto como uma das obras mais importantes do feminismo, por apresentar uma crítica à falta de espaço e liberdade que as mulheres sofreram na história. Encrustado na sequência principal de romances de Virginia, contudo, Um teto todo seu é dotado da mesma prosa alegre de Mrs. Dalloway e Orlando.

Na obra, escrita nove anos após as mulheres obterem direito de voto na Inglaterra, a autora parte das precursoras da literatura inglesa até chegar na grande explosão do século XIX, com o aparecimento de Jane Austen, das irmãs Brontë, Emily e Charlotte, além da grande George Eliot; para apresentar ampla análise da situação da mulher e de sua relação com o dinheiro. A afirmativa que pauta este título é o argumento de que a mulher, para adquirir bem-estar em um trabalho sustentável, deve residir em um teto todo seu, fator que se traduz como um espaço adequado para desenvolver sua arte sem nenhuma interferência, bem como garantir a si uma remuneração econômica.

“Esta obra de Virginia Woolf apresenta-se como grande incentivo a uma reflexão crítica sobre a temática do feminismo e de gênero, sem se render a estereótipos e sectarismos. É interessante notar a liberdade da autora na construção do ensaio: com tantos recursos imagéticos, a exposição aparece rica e profunda sem parecer supérflua e os saltos entre essas três perspectivas é profundamente inovador esteticamente, o que faz desta, além do tema em si abordado em seu contexto, leitura obrigatória para entender o empoderamento feminino”, avalia Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook. “Por isso, estamos extremamente felizes em ter esse conteúdo em nosso catálogo”, complementa a gerente.

Como forma de celebrar esta data, e contribuir para o empoderamento feminino, o Ubook está disponibilizando este audiolivro, de forma gratuita durante o mês de março, para que todos tenham acesso ao seu conteúdo.

Sobre a autora
Virginia Stephen nasceu no dia 25 de janeiro de 1882, em Londres. Os familiares de Virginia, por parte de pai, eram todos escritores, da alta classe média inglesa.

Exímia leitora, a britânica também foi grande pensadora de seu tempo. Íntima da palavra, escrevia de maneira compulsiva: diários, ensaios, além de sua referida obra narrativa, mantendo sempre um domínio técnico e temático sobre os assuntos abordados.

Junto com Leonard Woolf, com quem foi casada, Virginia foi dona da Hogarth Press, que editou grandes escritores e poetas, como Katherine Mansfield e T.S. Eliot, além do psicanalista Freud.

A autora já foi interpretada no cinema por Nicole Kidman no filme “As horas”, baseada em livro homônio de Michael Cunningham, que conta a história de três mulheres de épocas distintas, uma delas a própria Virgína Woolf.

Virgínia flertou com a morte por diversas vezes ao longo de sua vida. E foi também em março que a autora se suicidou. Na manhã do dia 28 deste mês em 1941, uma sexta-feira, a autora foi como de costume ao seu estúdio no jardim. Lá, escreveu duas cartas e atravessou os prados até o rio. Deixando a bengala na margem, ela colocou uma grande pedra no bolso do casaco e saltou.

Serviço:
Título em português: Um Teto Todo Seu
Título original: A Room of One’s Own
Autora: Virigina Woolf
Tradução: Tracy Segal
Narração: Cristina Flores
Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

Sobre o Ubook
Criado em 2014, o Ubook já é o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina. São mais de 15 mil títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, podcasts, cursos e palestras. O conteúdo pode ser acessado pelo website ou pelos aplicativos disponíveis para iOS, Android e Windows Phone. Ele funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal (R$ 24,90) é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. O Ubook também tem parceria com todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil, por meio das quais é possível fazer a assinatura semanal do serviço. Encontre mais informações sobre o Ubook em www.ubook.com.